23.9.08

Rosh haShanah


1. Foi nessa data que D'us criou Adão, o primeiro homem.

2. Também se dá início a um período de julgamento para a humanidade.

3. Nesse período costuma-se saudar uns aos outros desejando que os nomes sejam inscritos no Livro dos Justos.

4. É tocado o shofar.

*Shofar, nome da trombeta feita de chifre de carneiro,usado dentro do judaísmo nas convocações dos dias sagrados como o Rosh haShanah, á milhares de anos. É o instrumento de sopro mais antigo usado pelo homem.Somente a flauta do pastor - chamada Ugav, na Bíblia se iguala em tempo, mas não tem a função nos serviços religiosos dos dias de hoje. O seu toque é um chamado para o arrependimento, avisando a chegada dos Dez Dias de Arrependimento, que começa com o Rosh haShanah e culmina com o Yom Kipur. É obrigação de cada judeu ouvir o shofar para inspirarhumildade e arrependimento.Compreende-se assim, porque não é ricamente decorado. O shofar torna-se inadequado se qualquer ornamento de ouro ou prata atravessasse o osso, assim como os seres humanos se tornam insignificantes se permitirem, que o ouro e a prata sejam tão importantes na sua vida a ponto de 'perfurar o osso' e se apossar da mente e da alma.*

Devido as constantes migrações, antes do Estado de Israel, houve uma interacção com as populações locais enriquecendo a culinária produzida por ambas.

Muitas vezes pela falta de ingredientes disponíveis ou em época de pobreza e dificuldade, era necessáriomodificar o cardápio tradicional.

O importante é estar todos em volta da mesa e de preferência que haja fatias de maçã para se passar no mel e dizer:

SHANÁ TOVÁ