5.10.08

Livre Arbítrio

O papel da livre escolha na Torá

Gostaria de um esclarecimento sobre a questão do livre arbítrio. O que exactamente a Torá nos diz?
RESPOSTA:
Maimônides nas suas Leis de Teshuvá escreve que o livre arbítrio é a base primordial para toda a Torá. Se não fosse verdade, não faria sentido D'us ordenar cumprir um preceito, se a pessoa já foi determinada a fazê-lo, ou deixar de fazê-lo. Sendo assim, também não faria sentido a recompensa para quem cumpriu a mitsvá, ou o castigo para quem deixou de cumpri-la, pois isto não foi realizado pela própria escolha da pessoa, uma vez que tenha sido induzida a cometê-lo. Afirmamos que o homem tem a livre escolha de ser justo ou perverso, bom ou mau, etc. Isto não contrasta com o facto de que tudo no mundo está em conformidade com a vontade de D'us, pois, da mesma forma que D'us quis que o Sol nascesse no Leste e se pusesse no Oeste, que cada planta nascesse no momento certo, etc., Ele também desejou que cada homem tivesse o livre arbítrio e que os seus actos seguissem apenas a sua vontade, para o bem ou para o mal. O facto de D'us saber de antemão tudo o que ocorre no mundo, desde a Criação até ao final dos tempos, não contradiz a idéia do livre arbítrio, pois o Seu conhecimento não induz a pessoa a tomar tal atitude; pelo contrário, o facto de a pessoa assim escolher e agir faz com que D'us tenha conhecimento do acto. Maimônides diz que o conhecimento humano não consegue captar a sabedoria Divina, pois esta está completamente distante da nossa concepção por sermos limitados em espaço e tempo. O intelecto humano consegue captar tão-somente aquilo a que estamos acostumados. Porém, a sabedoria Divina é ilimitada, sendo-Lhe possível, ao mesmo tempo, conhecer o futuro em detalhes e, por outro lado, dar o total e completo livre arbítrio ao homem. Um exemplo para entender esta idéia: se alguém conhece os factos do passado, o seu conhecimento não faz com que os factos ocorram; pelo contrário, sabe algo porque aquilo realmente ocorreu. O seu conhecimento é uma consequência, não uma causa. Para D'us, passado, presente e futuro ocorrem ao mesmo tempo (pois Ele não está limitado pelo tempo e espaço), o Seu prévio conhecimento é como o nosso conhecimento do passado. Isto aplica-se às acções das pessoas, que não são determinadas por D'us e, sim, consequência do livre arbítrio de cada um. Porém, várias facetas da vida humana são determinadas por D'us desde antes do nascimento de cada um: se será rico ou pobre, com quem irá casar, como será a sua vida material, etc. Estes factos não são apenas conhecidos previamente por D'us, mas por Ele predeterminados. Esta predeterminação não influi, porém, nas acções, pois em qualquer situação material em que a pessoa se encontre, D'us lhe dá forças espirituais suficientes para que cumpra Torá e mitsvot - depende apenas da sua vontade e esforço. E assim disseram os nossos sábios: "Tudo está nas mãos de D'us, menos o temor a D'us (e o serviço a D'us)."