23.7.08

Apaixone-se... pelo judaísmo!




Um dos maiores problemas enfrentados pelo judaísmo é a assimilação. Quantos parentes e amigos que conhecemos fizeram outras opções em nome do "amor". Mas há inúmeras formas de ajudar alguém próximo de você a fazer a escolha certa, ou ao menos, saber ao que estará renunciando.
Quando você ouvir um dos argumentos que seguem abaixo, saiba que cada um de nóspossui a obrigação de transmitir conhecimento e informação sobre a dimensão de nosso legado e sobre qual é nossa verdadeira missão neste mundo. Principalmente quando se trata daqueles cujo elo se encontra tão enfraquecido que está prestes a "entregar os pontos". Antes que isto ocorra, D'us não o permita, entre em acção!"Nós amamo-nos"
Não confunda química ou atracção com verdadeiro amor. O amor verdadeiro vem de uma visão compartilhada do mundo, valores comuns (algo mais profundo que "nós dois gostamos de saltar de asa delta e bungee jumping"), e um compromisso de formarem juntos uma família. O valor supremo do judaísmo é criar uma família judia que será parte da corrente de milhares de anos de sabedoria, valores e tradição judaica. É pouco provável que o parceiro com uma outra formação aceite esta corrente de tradições. A menos que você afogue todos os valores religiosos neste relacionamento, especialmente em ocasiões importantes como nascimentos, bar-mitsvá, Chinuch, casamentos e mortes... você chegará a uma encruzilhada, o que afectará o relacionamento.

"Os nossos filhos serão multi-culturais, terão o melhor de dois mundos, e então poderão escolher aquilo que desejam ser"

Os nossos filhos não terão identidade pessoal e serão prejudicados. Num dia, uma árvore de Natal; no outro, uma chanukiá para Chanucá - No outro surgirá a pergunta: "O que eu sou, papá?" E ele ouvirá uma resposta do tipo: "Tu és ambas as coisas. Nós não somos nem uma nem outra - somos tudo."
Consegue perceber as raízes de uma criança confusa brotando aqui? E esta é uma época em que todos nós estamos na procura das nossas raízes e da nossa identidade pessoal. E o judaísmo fornece a respostas às suas dúvidas sobre qual é o seu plano e significado na vida.
Os filhos serão vistos como não-judeus pelos judeus, e como judeus pelos não-judeus. Acharão muito difícil se encaixarem, a menos que planeie viver em algum ponto isolado do planeta. Os filhos ficarão confusos e não terão a base adequada para fazer uma escolha sólida quanto a qual sistema de valores adoptar. Isso é abdicar da sua responsabilidade de pai, de educar e dar aos filhos uma sólida estrutura dentro da qual possam fazer escolhas morais e decisões de vida significativas.

"Estamos tão apaixonados, não confirmaremos as estatísticas de divórcio"

Obrigado por mencionar as estatísticas. Um de cada dois casamentos nos Estados Unidos termina em divórcio. Setenta por cento dos casamentos mistos terminam em divórcio. As pessoas que são parte destas estatísticas também eram idealistas, inteligentes, estavam apaixonadas, tinham boas intenções- e queriam que o seu casamento desse certo. Mas o amor não conquista tudo.

"A vida é minha... Não vejo nada de errado com isso"

Sim, mas este é o nosso povo. Onde está o seu senso de responsabilidade em continuar com o povo judeu que trouxe ao mundo o monoteísmo ético universal, a justiça social, a educação universal, a caridade, a crença na santidade da vida humana... Está disposto a deixar que a linha do legado judaico termine em si?
Você não vê nada de errado em quebrar a corrente da tradição, passada de pai para filho, de mãe para filha pelas últimas gerações? Caso não veja nada de especial no povo judeu, talvez haja algo de errado consigo. Talvez esteja na hora de frequentar algumas aulas de judaísmo e obter respostas. Aliás, hoje existem dezenas de opções, comece com uma.

"Não sou religioso. Não educaria os meus filhos de forma religiosa de qualquer modo, portanto, isso não importa"

Sim, isso importa! Você é importante para o povo judeu, e precisamos do seu envolvimento. Cada pessoa tem a sua missão, única e especial, para cumprir para o mundo em geral, e como judeu, para o mundo judaico em particular.
A sinfonia da vida judaica não será a mesma sem si.
Antes de virar as costas para o judaísmo, informe-se sobre o assunto, para que saiba a que está dando as costas e se afastando. Entenda ao que estará optando e ao que estará renunciando. Busque, investigue, questione, corra atrás do sentido da sua vida. Se realmente for por este caminho encontrará a verdadeira paixão que dá sentido à sua vida.

Esperamos que se apaixone... pelo judaísmo.