24.5.08

O que é Lag BaÓmer e Como o Celebramos ?


De acordo com a cosmologia Judaica, o dia começa ao cair da noite. Por isso é que todas as nossas festividades começam à noite, depois do nascer das estrelas. Desde a passada quinta-feira à noite, 22 de maio, começou a festa de Lag BaÓmer.

Lag BaÓmer é o 33º dia do Ómer, o período entre Pessach e Shavuót. Neste dia, a praga que matava os discípulos de Rabi Akíva cessou. Também é o dia do aniversário de falecimento de Rabi Shimon Bar Yohái, o autor do Zôhar, o livro básico da Cabalá, o misticismo Judaico. A tradição transmite-nos, que na data do seu falecimento o dia estava repleto de uma forte luz proveniente da alegria sem fim pela sabedoria secreta que ele revelou aos seus alunos no Zôhar.

Em Israel, acendem-se enormes fogueiras por todo o país. Desde Pessach as crianças costumam juntar gravetos e panos velhos para construir piras de 5 a 10 metros de altura. Ao escurecer, as piras são acesas e o céu enche-se de chamas e fumo.

As fogueiras simbolizam tanto a luz da sabedoria de Rabi Shimon Bar Yohái trazida ao mundo como a vela de yórtzaitpela memória do seu falecimento. Cortes de cabelo e casamentos costumam ser feitos nesta data e há muitas festas, acompanhadas de música, danças e canções.

Porquê o nome Lag BaÓmer? Toda a letra hebraica tem um valor numérico. O alef é igual a 1, o bêt igual a 2 e assim por diante. As duas letras hebraicas lámed (30) e guímel (3) somam 33. Portanto, Lag BaÓmer significa o 33o. dia do Ómer. A palavra Ómer significa ‘feixe’ ou ‘ramos’ e refere-se à oferenda de feixes de cevada trazida ao Templo Sagrado no segundo dia de Pessach, marcando a colheita da safra de cevada. Deste dia até Shavuót (o aniversário da outorga da Torá, também conhecida como Festa da Colheita) é uma época chamada de Período do Ómer. É um período de reflexão sobre como encaramos e tratamos o nosso semelhante, e sobre as tragédias que nos aconteceram pelo ódio infundado (ou auto-justificado) entre os nossos irmãos Judeus.