6.11.07

SERVIR



Eliezer, o servo de Avraham, pediu a Rivka água para beber. Ela concordou e também ofereceu-se para dar água aos seus camelos. A Torá diz-nos: “Ela apressou-se e esvaziou a sua jarra e correu novamente para trazer mais água do poço – e trouxe água para todos os camelos (Bereshit 24:20)”.
O Midrásh explica: das palavras “Ela apressou-se” e “correu novamente”, aprendemos que todos os actos das pessoas íntegras são feitos com rapidez (Bamidbar Raba 10:7).
O Rabino Moshe Moshe Haim Luzzato (Itália, 1707-1746), famoso Sábio e cabalista, escreveu no seu livro ‘O Caminho dos Justos’ sobre a presteza de Rivka em fazer este acto de bondade: ‘A pessoa cuja alma anseia por fazer as vontades do Criador não será preguiçosa em cumprir as Mitsvót. Os seus movimentos serão rápidos como os movimentos do fogo e não descansará até que a missão esteja cumprida’.
O Rabino Isaac Sher (Israel, início do século 20) comentou sobre isto que até uma acção aparentemente sem significado, como oferecer água a alguém, pode se tornar espiritualmente elevada se for acompanhada da intenção adequada. Quando Rivka deu água a Eliezer e aos seus camelos, ela o fez com um amor por Hessed (bondade) que se manifestava na sua velocidade. Por esta atitude ela
mereceu tornar-se uma das matriarcas do Povo Judeu.
O Rabino Sher encorajava as pessoas a elevarem o seu nível de Hessed. A maioria das pessoas faz actos de bondade diariamente por mero hábito. Se considerarmos estes actos aparentemente insignificantes não como respostas automáticas e instintivas, mas como oportunidades de fazer a vontade do Criador, teremos sucesso em transformar o mundano em algo sublime.
Uma sugestão: quando vierem entregar-lhe um pacote ou uma carta, ofereça um copo de água a essa pessoa. É uma grande bondade e será muito bem apreciada!