25.5.07

Porção Semanal da Torá: Nassó

Bamidbár (Números) 1:21 - 7:89

Esta porção semanal inclui as novas instruções de trabalho para os Levitas. Moshe é instruído a como purificar todo o acampamento, em preparação para a dedicação do Mishcán, o Santuário Portátil.
São dadas 4 leis para os Cohanim:
1) a restituição de objectos roubados, quando o seu dono faleceu e não há nenhum parente para reclamá-los -- os objectos vão para os Cohanim;
2) um homem, ao suspeitar que a sua esposa lhe foi infiel, deve trazê-la aos Cohanim para uma cerimônia de esclarecimento, chamada Sotá;
3) se um homem resolve isolar-se do mundo material e consagrar-se exclusivamente ao serviço do Todo-Poderoso, tornando-se um Nazir (jurando não beber vinho ou comer produtos feitos com uvas, não ter contacto com mortos nem cortar os cabelos), deve vir aos Cohanim ao final do período de duração do seu juramento;
4) os Cohanim foram ordenados a abençoar o povo com a benção: "Possa D'us abençoá-lo e protegê-lo. Possa D'us iluminar a Sua face sobre você e trazer-lhe graça. Possa D'us levantar o Seu semblante sobre si e trazer-lhe a paz".
O Mishcán foi erigido e dedicado no primeiro dia de Nissán, no segundo ano após o Êxodo do Egipto. Os líderes de cada Tribo, com fervor, trouxeram carroças e bois para transportar o Mishcán. Depois, cada líder ofertou, em cada um dos 12 dias de dedicação, presentes idênticos de ouro e prata, animais e oferendas de alimentos.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá ordena os Cohanim a abençoarem o Povo Judeu. A benção começa com “Possa D’us abençoá-lo e protegê-lo” (Bamidbár 06:24). Por que o Povo Judeu foi abençoado no singular?
O Rabino Moshe Leib de Sassov (1745-1807), conhecido pelo seu grande amor pelo Povo Judeu e os seus inúmeros actos de caridade, explicou que isto é para nos ensinar que a verdadeira grandeza das bênçãos é a união: Quando nos sentimos como uma unidade indivisível, importando-nos uns com os outros, então somos realmente abençoados -- e sentimos esta benção.
É fácil criticar as diferenças dentro do Povo e considerar a si mesmo como um ser separado dos demais.
É verdade que duas pessoas não são exatamente idênticas, mas existem muitos factores comuns entre elas.
Focalizando no facto de que todo ser humano foi criado à imagem do Todo-Poderoso, teremos uma maior identificação com os outros e isto acarretará uma maior unidade dentro do Povo Judeu.

A nossa lição:
Devemos sempre valorizar as características positivas das pessoas, julgá-las sempre pelo
lado do mérito e procurar não avaliar toda uma conjuntura por causa de um factor negativo isolado!