20.5.07

Shavuót


BOM DIA! Shavuót começa na terça-feira à noite, 22 de maio, e tem dois dias de duração (a propósito, Yzkor é rezado na quinta-feira, 24 de maio). É o aniversário do recebimento da Torá pelo Povo Judeu, há 3.319 anos atrás no Monte Sinai.

O que é Shavuót e Como é Celebrada?
A Torá chama Shavuót de ‘A Festividade das Semanas’ (Bamidbár 28:26). A própria palavra ‘Shavuót’ significa ‘semanas’ em hebraico. Isto refere-se às sete semanas que contamos desde o segundo dia de Pessach (quando uma oferenda de cevada era levada ao Templo Sagrado, em Jerusalém) até a Festa de Shavuót. É, também, um dos três Regalím (Pessach e Sucót são os outros dois), onde, na época em que o Beth HaMikdash, o Grande Templo Sagrado, ali estava erguido, cada homem na Terra de Israel tinha a obrigação de viajar para Jerusalém para celebrar esta festividade.
Shavuót é a celebração da outorga da Torá no Monte Sinai para todo o Povo Judeu. É uma época de dedicação e comprometimento ao estudo da Torá.
A Torá é o sangue vital do povo Judeu. Os nossos inimigos sempre souberam que quando nós Judeus paramos de estudar a Torá, a nossa assimilação é inevitável. Sem conhecimento não há comprometimento.
Ninguém pode amar o que não conhece. Uma pessoa não pode fazer ou entender o que nunca aprendeu.
Um Judeu é ordenado a estudar Torá de dia e de noite e ensiná-la aos seus filhos. Se quisermos que as nossas famílias permaneçam Judia e que os nossos filhos se casem dentro da comunidade, então devemos integrar um programa de estudo de Torá nas nossas vidas e implementar estes ensinamentos no nosso lar e em nós mesmos. Uma pessoa pode dizer aos seus filhos qualquer coisa, mas somente quando eles vêem os seus pais a estudarem e fazendo mitsvót, herdarão o amor em serem Judeus. Lembre-se: um pai somente deve ao seu filho três coisas: exemplo, exemplo e exemplo!
Shavuót é uma época propícia para a nossa re-dedicação à Torá e, particularmente, para o estudo da Torá. Como podemos utilizar esta oportunidade para crescer e fortalecer a nossa identidade como Judeus?
Da mesma forma que uma pessoa gatinha antes de andar e anda antes de correr, o mesmo se dá com as mitsvót (preceitos). A pessoa deve escolher mais uma mitsvá, fazê-la bem e depois construir a sua própria estrutura sobre ela. Eis aqui algumas sugestões:
1. Ouça algum CD sobre temas judaicos ou compareça a uma aula sobre qualquer assunto da Torá a cada mês, pelos próximos três meses. Ou compre uma cópia do Pirkei Avót (Ética dos Pais) e leia uma página por dia. É uma dose concentrada de sabedoria sobre a vida.
2. Assegure-se que tem uma mezuzá casher ao menos na porta de entrada da sua casa. (O lar Judeu deve ter mezuzót nas portas de todos os recintos, excepto na casa de banho). Aprenda sobre o profundo significado da mezuzá e reflita sobre ele quando olhar para cada mezuzá.
3. Escolha algum alimento não casher e não o coma -- apenas porque você é Judeu (Judia).
4. Fale o Shemá Israel e os três parágrafos seguintes pelo menos uma vez por dia. Aprenda o significado das palavras e as idéias nelas incluídas. Isto mudará o seu enfoque e as suas atitudes. Procure um Sidur.
5. Faça um Shabat especial: ascenda duas velas, com a sua respectiva bênção, antes do pôr-do-sol. Faça, também, uma refeição familiar de Shabat na sexta-feira à noite, com o Kidush, Netilat Yadáim (lavagem ritual das mãos, vertendo água 3 vezes em cada mão) e HaMotzí (a benção antes de comer Halá).
6. Leia a porção semanal da Torá -- isto o manterá conectado e o colocará num atalho para o seu crescimento!
Em Shavuót existe o costume de passarmos a noite inteira acordados, estudando Torá. Virtualmente todas as sinagogas e Yeshivót têm estudos programados durante a noite, concluindo com a oração matinal de Shacharit. A razão: na manhã em que o Povo Judeu iria receber a Torá, no Monte Sinai, eles dormiram.
Nós, agora, podemos rectificar a tendência de entregarmo-nos aos nossos instintos, demonstrando a nossa resolução ao permanecermos acordados toda esta noite. É uma experiência fascinante para compartilharmos com os nossos filhos. Procure uma sinagoga com programação para Shavuót e desfrute esta noite especial!

Uma história de Shavuót:
O Rabino Pessach Krohn (autor do ‘Jóias do Maguid’) contou no seu livro “Around the
Maggid's Table” uma parábola que o Rabino Shmuel Blech de Lakewood, EUA, contou aos freqüentadores da sua congregação. Em resumo: Uma comunidade comprou um novo Sefer Torá e as mulheres foram convidadas a fazer um mantel (uma capa) para ele. Todos seriam usados em diversas ocasiões durante o ano, mas o mais belo mantel adornaria a Torá durante a festa de recebimento da Torá na sinagoga.
Quando as capas foram expostas, o rabino e os chefes da comunidade escolheram a mais bonita.
Somente um problema: quando cobriram a Torá com ela, descobriram que era muito curta. A alegria da mulher que a fez logo se transformou em vergonha. Porem, ela teve uma grande idéia! “Esperem! Vocês ainda podem usá-la! Cortem a Torá no tamanho certo e a capa servirá perfeitamente!”
Concluiu o Rabino Blech: “Com certeza todos concordamos que a sugestão da mulher era ridícula.
Ainda assim, quantos de nós, no nosso dia-a-dia, fazemos exactamente o que a mulher propôs? Todos nós temos um certo estilo de vida que achamos ser o mais adequado. Às vezes, entretanto, o que pensamos ser desejável e importante é uma violação das leis da Torá ou dos nossos Sábios. Muitas pessoas tentam encontrar um caminho que contorne a Lei e talvez até ‘corte’ algum aspecto da Torá, para que ela se ‘adeque’ aos nossos desejos. Na verdade, o que devemos fazer é cuidar para que as nossas vidas se encaixem nos critérios da Torá, alterando as nossas prioridades”!