23.11.06

Porção Semanal da Torá: Toldót

Bereshit (Gênesis) 25:19 - 28:09

Rivka dá à luz Essáv (Essau) e Yaácov (Jacob). Essáv vende a sua primogenitura a Yaácov em troca de um prato de sopa de lentilhas. Ytschák permanece em Gerar com Aviméleh, o rei dos Filisteus. Essáv casa-se com duas mulheres Hititas, causando grande mágoa a seus pais.
Yaácov personifica Essáv, aconselhado pela sua mãe, para receber as bênçãos do filho mais velho do seu pai, já cego. Essáv planeia matar Yaácov e este foge para a casa do seu tio Laván, em Padan Aram , seguindo o conselho dos seus pais. Eles também o aconselham a casar-se com a filha de Laván.
Essáv entende que as suas duas mulheres causam desgostos aos seus pais e então resolve casar-se com uma terceira esposa, Mahlát, filha de Ishmael.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “E Ytschák chamou Yaácov, o abençoou e lhe ordenou, dizendo: ‘Você não deve casar-se com nenhuma moça canaanita’” Qual a conexão entre Ytschák abençoar o seu filho e logo depois repreendê-lo?
O Hafêts Haim, Rabino Ysrael Meir Kagan (Polônia, 1839-1933), um grande Rabino da geração passada, explicou que aprendemos daqui a maneira mais efectiva de repreender alguém. Mostre que realmente se importa com ela. Assim, a pessoa estará mais receptiva a ouvir a sua reprimenda.
Frequentemente, pessoas bem intencionadas exprimem a sua reprovação de maneira ríspida ou com gritos, particularmente quando o alvo é o seu filho ou a sua filha (ou o cônjuge). Toda a pessoa quer fazer a coisa certa. Se pudermos demonstrar o nosso amor por ela, o nosso desejo de genuinamente ajudá-la e a nossa consciência de que ela quer agir correctamente, então poderemos falar suavemente e adverti-la, que com certeza seremos ouvidos!