1.9.06

Porção Semanal da Torá: Ki Tetsê

Devarim (Deuteronômio) 21:10 - 25:19

Os tópicos abrangidos por essa porção semanal incluem: Mulheres Cativas, A Herança do Primogênito, Um Filho Rebelde, Enterro, Devolver Objectos Perdidos, Animal Caído, Cercas, o Ninho de um Pássaro, Enxertos na Agricultura, Combinações Proibidas, Uma Esposa Difamada, Pena por Adultério, a Noiva, Estupro, Órgãos Mutilados, o Bastardo, Amonitas e Moabitas, Edomitas e Egípcios, Base Militar, Divórcio e Novo Casamento. E também: Seqüestro, Lepra, Seguro para Empréstimos, Pagar os Salários em Dia, Testemunho de Parentes Próximos, Viúvas e Órfãos, Feixes de Cereais Esquecidos, Frutas Não Colhidas, Chicoteamento, o Cunhado sem Filhos, Pesos e Medidas, a Obrigação de Lembrarmos o que Amalek nos fez.

Rosh HaShaná está proximo!
Estamos agora no mês hebreu de Elul. Este é um mês muito especial no ano Judaico, pois precede Rosh HaShaná, o Ano Novo Judaico (que começa dia 22 de setembro, sexta-feira, ao entardecer).
Muitos poderiam perguntar: “E daí?” ou pensar: “Obrigado por me lembrar de encomendar o Guefilte Fish!” Entretanto, a resposta para a pergunta “E daí?” é que temos menos de um mês para nos prepararmos para Rosh HaShaná e Yom Kipur.
Por que precisaríamos de nos preparar para Rosh HaShaná?
Rosh HaShaná é o dia do julgamento, quando o Todo-Poderoso decide sobre ‘Vida ou morte, saúde ou doença, pobreza ou riqueza’.
Há sentido em nos prepararmos para o dia do julgamento? Com certeza! No entanto, para muitos isto tem o impacto emocional equivalente a quando o seu cardiologista lhes diz que precisa perder peso para evitar um ataque cardíaco ou derrame: é uma óptima idéia para entre as refeições!
Há uma enorme vantagem em se viver em Miami Beach , nos EUA. Aqui é uma zona de furacões. Em maio recebemos as previsões para a estação: 21 tempestades tropicais, 11 ciclones e 7 grandes furacões. O Departamento de Meteorologia realmente tem meios de medir, correlacionar e prever o número e intensidade das tempestades. No início da estação de furacões começamos a estocar água engarrafada e baterias elétricas. Colocamos pilhas novas no rádio para constantemente ouvirmos as informações sobre a localização e intensidade das tempestades. Alguns até têm um mapa onde marcam a presente localização das tempestades no Caribe.
O que acontece na semana da chegada de uma grande tempestade, ciclone ou furacão? As lojas de material de construção vendem todo o seu stock de madeira prensada (usada para cobrir as janelas) e baterias. Elas até têm de trazer mais mercadoria dos estados vizinhos! O stock de alimentos enlatados e água dos supermercados praticamente esgotam-se. Muitos correm a comprar geradores elétricos para manter em funcionamento as luzes, geleiras e ventiladores. Há uma correria louca de última hora, porque O FURACAO ESTÁ A CHEGAR!
Qual a diferença entre um furacão e Rosh HaShaná? O furacão TALVEZ atinja determinada área, mas Rosh HaShaná SEGURAMENTE irá tocar-nos!
Portanto, se acreditamos em D'us, que instituiu um padrão de comportamento e observância conforme a Torá e que irá julgar-nos, não faz sentido fazermos alguns preparativos para Rosh HaShaná? Pode apostar que sim! Como nos podemos preparar para o Dia do Julgamento? Eis aqui:

10 atitudes de preparação para ROSH HASHANÁ
1. Façamos um balanço espiritual. Diariamente, tomemos 5 minutos para revisar como foi o ano em relação a: (a) 0 nosso comportamento com a família, amigos, sócios e pessoas com quem interagimos e (b) o nosso nível de observância da Torá, ou seja, as nossas conquistas espirituais.
2. Compareçamos a palestras, leiamos artigos (por exemplo, em www.aishbrasil.com.br/new/artigo_mes.asp) ou escutemos k7 e Cds sobre Judaísmo.
3. Estudemos o Mahzór (o livro de preces para Rosh HaShaná) para conhecer a ordem e o significado das palavras e orações. (Disponível em www.sefer.com.br/prodvar.aspx?codigo_produto=127).
4. Asseguremo-nos de ter dado suficiente Tsedaká (caridade para os carentes) e que tenhamos pago os nossos compromissos (todos devem dar 10% das suas ‘entradas’ líquidas para a Tsedaká). Consta no Mahzór que três coisas podem cancelar um mau decreto que possa ter sido decretado nos Céus sobre alguma pessoa: Teshuvá (arrependimento), Tefilá (orações) e Tsedaká (caridade). Por que não maximizarmos as nossas chances de obter um bom decreto para o novo ano?
5. Pensemos sobre (pelo menos) uma pessoa que tenhamos enganado ou sentido uma inimizade contra ela – e corrijamos a situação.
6. Façamos uma lista das nossas metas para com nós mesmos e para com os nossos familiares: o que gostaríamos de fazer para melhorar, além de depois rezar para que melhore.
7. Limitemos os nossos prazeres: a quantidade de TV, cinemas, músicas, etc. Façamos algo diferente para nos despertar e levarmos este tempo de preparação a sério.
8. Façamos um acto extra de bondade: “Quem precisa da nossa ajuda?” Procuremos alguém a quem possamos fazer uma diferença!
9. Leiamos algum livro sobre desenvolvimento do carácter. Os livros (em inglês) do Rabino Zelig Pliskin são excelentes! (va' a www.artscroll.com/Authors/Rabbi_Zelig_Pliskin.html).
10. Peçamos a algum amigo para dizer-nos o que precisamos fazer para melhorar. Um verdadeiro amigo dirá e o fará de modo agradável.

SHABAT SHALOM LE KULAM