28.8.06

Kosher café atacado em Inglaterra











A proprietária de um café kosher falou ontem dos momentos de terror, em que foi ameaçada com uma faca, depois de palavras injuriosas, num atentado anti-semítico sem precedentes, no exterior do seu restaurante Golders Green. A policia investiga este caso.

Mãe de uma criança, Linda Cohen, de Hendon, disse a Jewish News, como os dois atacantes ameaçaram a sua vida, enquanto alguns clientes jantavam, no interior do La Maison, a apenas alguns metros, na noite de domingo.

Linda, de 34 anos de idade, disse que as cenas chocantes tiveram lugar, após um duo de jovens do sexo masculino, aparentando na casa dos vinte, se aproximar do café e ter perguntado a uma colega se era mesmo kosher, começando seguidamente a ofenderem-na em voz alta.
Linda afirmou: “Eu saí de dentro do café, com uma bandeja e alguns cafés para uns clientes e pude assistir a tudo. Então começaram tambem a gritarem comigo injuriosamente. Um deles dirige-se a mim com uma faca na ponta de uma corrente e ameaçou-me matar, ao mesmo tempo, que gritava ‘Vou matar-te, Judia detestável’.

Assim, que ela correu para o interior, afim de chamar a polícia, os dois suspeitos começaram a afastarem-se, mas ainda tiveram tempo para atirarem cadeiras contra o meu colega e o agredirem-no na face e costas com murros, aleijando-o no seu pulso esquerdo “continuaram a ataca-lo…atiraram-lhe cadeiras, bateram-lhe na cabeça e nas costas,” disse.

Os dois homens ameaçaram então atirar a cadeira contra a janela do restaurante, mas Linda pediu-lhes para o não fazerem, mas ainda tiveram tempo para atirarem outra cadeira para o seu colega masculino, antes de fugirem na direcção da Rua Finchley.

Linda disse: “Estou chocada pelo sucedido e por ter acontecido na Europa… alguém que cospe para si e lhe chama de judeu nojento.
“E’ triste, que vivamos num mundo, onde somos atacados simplesmente por sermos judeus. Não para me roubarem algo – mas sim porque eu sou judia.

“É muito preocupante. Aqui estamos nós, a viver no ano 2006 e o anti-semitismo agrava-se cada vez mais. Após o Holocausto, nós pensamos que as coisas seriam diferentes. Mas nós estamos sempre sob a ameaça, e isso e’ assustador”.

Ambos os suspeitos são do sexo masculino, aparentando terem 24 anos de idade, de raça branca.