1.7.06

A sabedoria aprende-se

BOM DIA! Tenho muitos colegas maravilhosos no Aish HaTorá: pessoas inteligentes, comprometidas, responsáveis e criativas, dedicadas a educar e a tornar a nossa herança acessível a todo o Povo Judeu. Um dos meus colegas, o Rabino Nahum Braverman, escreveu um fascinante livro (em inglês): ‘Bible for Clueless but Curious (A Bíblia para os Intrigados, porém Curiosos)’, para transmitir a sabedoria da Bíblia (Os Cinco Livros de Moisés) de uma forma divertida e inspiradora.
O livro comunica-se conosco como seres humanos pensantes que somos e, através de uma série de ícones, apresenta a sabedoria da Bíblia de uma forma divertida e que causa inspiração. (O meu filho de 16 anos estava no sofá lendo-o com prazer e rindo – com ele e não dele).
Existem abordagens impressionantes e uma real sabedoria neste livro. Se você se confunde ou se frustra com as histórias da Bíblia, então este é um grande livro para entender as lições para a vida a serem aprendidas das histórias bíblicas. Afinal de contas, as pessoas têm recorrido à Bíblia há mais de 3.300 anos na procura de inspiração.
Ler este livro é como ‘surfar’ na Internet (http://leviathanpress.com/cats.cfm?Group_ID=7). Ele foi projectado para que, a qualquer página que abramos, encontremos um ícone, uma barra explicativa ou um quadro conciso com algumas linhas de sabedoria ou bom-senso precisas. No final do livro há 4 apêndices: Quem é Quem, As 32 Perguntas Mais Freqüentes, Frases Bíblicas Famosas (E o Que Realmente Significam) e uma Cronologia para os historicamente intrigados, porém curiosos.
Para dar um ‘gostinho’ do livro, eis algumas das 32 Perguntas Mais Freqüentes:

A religião não é para as pessoas que não querem pensar por si próprias?
Na maioria dos campos do conhecimento, a memorização de informações básicas estabelece as fundações para se chegar a raciocínios mais elevados. Uma pessoa não descobre o sistema numérico, o alfabeto, as leis da gramática, aritmética ou os postulados da geometria por si só. Nenhum cientista deriva as leis da química orgânica ou da farmacologia sozinho. A base do conhecimento que aprendemos de outros permite-nos, que possamos aprender e crescer por conta própria.
O mesmo se dá com a religião. A Bíblia declara postulados morais e espirituais. Utilizar estes princípios, decidir quais, quando e como os aplicar é um trabalho extremamente difícil de raciocínio e que torna cada um de nós uma pessoa única.
O que acontece quando a Bíblia choca com a razão humana? Como fica se D'us nos diz para fazer uma coisa que pensamos ser imoral?
A primeira questão é se D'us está realmente a falar connosco ou se somos extremamente imaginativos ou esquizofrênicos. Se D'us está a falar, então presumimos que Ele esteja certo (é parte do trabalho Dele). Se pensarmos que D'us está errado, é possível que não estejamos a ver todo o quadro.
Imaginem, por exemplo, assistir três pessoas imobilizando uma outra numa mesa e cortando a sua perna. Precisamos de uma história e de um contexto para saber se estamos a assistir a uma cirurgia ou a uma sessão de tortura. A história de Abraão e Isaac explora esta difícil questão.
Quem se importa? Para quê? Por que eu deveria ler este livro? Como um livro com mais de 3.300 anos de idade pode ser relevante para a minha vida?
Está é uma ótima questão! Queremos ser felizes? Queremos ter um bom casamento e filhos bem ajustados? Desejamos significados na vida? É fácil conseguir estas coisas?
Mostre-me alguém que pensa que a vida é simples e descomplicada e eu lhe mostro um bebê de 2 anos de idade.
Em Atenas, no Alasca ou no espaço sideral, as questões chaves da vida não mudaram muito nos últimos milênios. As obras-primas são eternas tanto para uma pessoa que usa um brinco na orelha, no nariz ou no umbigo. Por mais de 3.300, as pessoas leram a Bíblia atrás de conselhos e maneiras de como encarar a vida. Isto sugere que as respostas da Bíblia para as grandes questões da vida valem a pena serem levadas em consideração!
Sou uma pessoa feliz. Para que preciso de me envolver com a religião?
Existe um ditado que diz que sempre se pode ser mais rico ou mais magro (o que explica porque tantas pessoas são neuróticas e os seus filhos anoréxicos). Mas talvez seja verdade que sempre se pode ser mais feliz ou mais sábio.
Vejamos a coisa sob outra perspectiva: Um homem de negócios que se torna complacente quando as coisas estão indo bem, não permanecerá nos negócios por muito tempo.

SHAVUA TOV LE KULAM