21.7.06

Porção Semanal da Torá: Matót e Massei

Bamidbár (Números) 30:02 - 36:13

Matót inclui as leis sobre como fazer/cancelar juramentos, o ataque surpresa a Midián em resposta à devastação causada pelos Midianitas ao Povo Judeu; a purificação, após a guerra, das pessoas e dos utensílios, dedicando uma parte dos espólios para o uso comunitário; a requisição, por parte das tribos de Reuven e Gad, de que as suas terras ficassem do lado leste do rio Jordão. Moshe rejeita o pedido, porque pensou que estas tribos não queriam participar da conquista da Terra de Israel; as tribos lhe esclarecem, que serão as tropas avançadas no ataque e, então, recebem permissão para se estabelecerem na Transjordânia.
Massei inclui a lista completa das jornadas pelo deserto; D'us ordena a retirada dos habitantes da Terra de Israel, que fossem destruídos os seus ídolos pagãos e para dividir as terras por meio de um sorteio. D'us estabelece as fronteiras da Terra de Israel. Novas lideranças são apontadas e cidades para os Levitas e cidades refúgios (onde uma pessoa que matasse por acidente poderia procurar asilo) são designadas. Por fim, são estabelecidas as leis referentes a assassinatos acidentais e propositais, bem como as leis sobre a herança de propriedades, quando houve um casamento entre pessoas de diferentes tribos.

Dvar Torá: baseado no livro Love Your Neighbor, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E Moshe zangou-se com os oficiais do exército... que voltaram da guerra (Bamidbár 31:14)”. Por que Moshe zangou-se e o que aprendemos da sua raiva?
Moshe zangou-se porque os soldados das Tribos de Israel trouxeram prisioneiros da guerra contra os Midianitas, algo que não deveria ter ocorrido. O Talmud (Pessahim 66b) informa-nos, que Moshe foi punido por zangar-se com os soldados que não seguiram as suas instruções. Qual a sua punição? Moshe esqueceu-se das leis referentes à casherização dos utensílios trazidos da guerra contra os Midianitas. Como resultado, Eliezer, o Sumo Sacerdote, ao invés de Moshe, ensinou estas leis aos soldados Judeus.
O Rabino Simha Zissel Ziv (Kelm, Lituânia, 1824-1898) explicou que a repreensão de Moshe aos soldados era correcta. Eles erraram e mereciam uma censura. O único erro de Moshe foi o sentimento de raiva. Mesmo quando uma pessoa precisa de repreender alguém, deve permanecer calmo e tomar cuidado para não ficar nervoso ou ‘entrar em erupção’!

Se conhece alguém com problemas de raiva, recomendo-lhe o livro “Anger: The Inner Teacher - A Nine-Step Program to Free Yourself from Anger” (em inglês), escrito pelo Rabino Zelig Pliskin, disponível no site http://www.artscroll.com/Books/AGRH.html.