24.3.06

Porção Semanal da Torá

Vaiakhêl-Pekudêi Shemót (Êxodus) 35:01-40:38

Moshe transmite ao Povo Judeu as ordens do Todo-Poderoso para cessarem a construção do Mishkán (o Tabernáculo) no Shabat, para contribuírem com os itens necessários à construção do Mishkán e para construírem os seus componentes e os acessórios dos Cohanim. Os artesãos são escolhidos e o trabalho inicia-se. Os artesãos informam que houve muitas doações e, pela primeira e provavelmente única vez na história da coleta de dinheiro, foi dito ao Povo Judeu para pararem de trazer contribuições adicionais!
A porção de Pekudêi descreve a contabilidade de todos os materiais trazidos para a construção do Mishkán, bem como os detalhes para a confecção das vestimentas dos Cohanim. O Tabernáculo (uma das traduções de Mishkán) é completado, Moshe examina todos os seus componentes e dá a sua aprovação para a qualidade e precisão da construção. D’us manda erigir o Tabernáculo, ele é posto de pé e os seus diversos utensílios são colocados nos seus locais apropriados.

Dvar Torá 1: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara em relação à coleta do ouro para fazerem o Bezerro de Ouro: “E Aharon (o irmão de Moshe e Cohen Gadol, Sumo Sacerdote) disse a eles: ‘Removam os brincos de ouro que estão nas orelhas das suas esposas, filhos e filhas, e os tragam para mim’ (Shemót 32:02)”. Como é possível que Aharon, um homem verdadeiramente correcto, consentiria em ajudá-los a fazer um ídolo?

Dvar Torá 2: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá relata em relação a Betzalel, o artesão encarregado de criar o Mishkán (o Santuário Portátil), que o Todo-Poderoso presenteou-o com sabedoria, visão e conhecimento: “Para pensar em como trabalhar com ouro, prata e outros metais (Shemót 35:32)”. O que este versículo nos ensina sobre as nossas próprias vidas?
Há dois tipos de artesãos: O primeiro é capaz de ‘bolar’ novos planos, desenhos e configurações na sua mente. A sua imaginação fértil permite-lhe criar trabalhos originais de arte. Isto, escreveu o Rabino Shlomo Kluger (Galícia, 1785-1869), é o que o versículo quer dizer com ‘como pensar’, ou seja, que Betzalel tinha a habilidade de visualizar criações artísticas inteiramente novas.
O segundo tipo é um especialista em fazer utensílios especiais, com projectos intrincados e sofisticados, embora ele possa não ser uma pessoa criativa ou original. Mas após ver o que outro criou, ele aprende a fazer coisas similares e, talvez, até melhores do que o projectista original.
A nossa lição: Sejam lá quais as habilidades, com que o Todo-Poderoso abençoou a cada um de nós, podemos utilizá-las para crescermos e evoluirmos espiritualmente. Ninguém precisa de estar no nível de Betzalel para servir o Todo-Poderoso ou para ter uma vida feliz e significativa!