17.12.05

Porção Semanal da Torá: Vaishlach

Bereshit (Gênesis) 32:04 -36:43

Factos desta porção: Na sua viagem de volta a Canaã, Yaácov encontra o seu irmão Essav; Yaácov luta com o anjo de Essav; Eles chegam a Shehêm; Shehêm, o filho de Hamór, o Hivita, violenta Diná, a filha de Yaácov; Os irmãos de Diná, Shimón e Levy, massacram todos os homens de Shehêm; Rivka morre; D’us dá a Yaácov um nome adicional, ‘Israel’, e reafirma a benção dada a Avraham (que a Terra de Canaã (Israel) será dada aos seus descendentes); Raquel morre após dar à luz Biniamin (Benjamim); Os filhos de Yaácov são relacionados; Ytschák morre; Por fim, a sucessão dos Reis de Edóm é relatada.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá conta que ao entrarem na Terra de Canaã, Yaácov e os seus familiares precisaram atravessar o rio Yabok. Yaácov ajudou os seus familiares na travessia e depois retornou ao outro lado do rio para trazer as suas bagagens. Neste ponto a Torá declara: “E Yaácov permaneceu sozinho” (Bereshit 28:12). Por que ficou ele sozinho?
Os Sábios do Talmud (Hulin 91a) explicam que Yaácov atrasou-se ao recolher alguns pequenos frascos. Daqui aprendeu-se o princípio de que cada pessoa deve valorizar as posses que tem.
Explicou o grande Rabino e cabalista Isaac Luria (Israel, 1534-1572), também conhecido por Arizal, que as pessoas correctas percebem e entendem que se o Todo-Poderoso lhes deu alguma coisa, é importante então que as mantenham, pois lhes serão úteis nas suas vidas. Portanto, elas cuidam bem das suas posses para não perder aquilo que D'us lhes deu.
O Rabino Yeruchem Levovitz (Polônia, 1874-1936) contou a história de um filósofo que decidiu viver com a menor quantia de bens materiais que fosse absolutamente necessária. Depois de muito pensar, abriu mão de tudo que possuía e guardou para si apenas uma bomba d’água, para tirar água dos poços. Certa vez estava a caminhar por uma estrada e viu uma caravana de pessoas. Elas pararam próximas a um poço e beberam directamente dele, sem utilizar bombas d’água. O filósofo disse para si mesmo: “Agora vejo que não preciso nem mesmo de uma bomba d’água!” E imediatamente deitou-a fora, a sua última posse material.
Entretanto, de Yaácov nós aprendemos algo diametralmente diferente: o espírito da Torá não é que não tenhamos nada, mas sim que tenhamos um grande apreço por tudo o que temos!

Pirkêi Avót:
“Existem 3 coroas: a coroa da Torá, a coroa do sacerdócio e a coroa do reinado,
Mas a coroa do bom nome sobrepuja todas as outras”.
- Rabino Shimon (4:17) -