10.12.05

Dvar Torá

A Torá declara: “E (Yaácov) teve um sonho e nele havia uma escada que tinha a sua base no chão e o seu topo chegava até ao céu” (Bereshit 28:12). Que lição para as nossas vidas podemos aprender deste sonho?
O Chafets Chaim, Rabino Yisrael Meir Kagan (Polónia, 1839-1933), citou a idéia expressa por muitos comentaristas da Torá, de que a escada que Yaácov viu no seu sonho simboliza a situação de cada pessoa neste mundo. Existem duas acções que uma pessoa faz com uma escada: ou sobe da sua base até ao topo ou desce do topo até ao chão.
A cada dia das nossas vidas defrontamo-nos com novos desafios. Se tivermos força de vontade e auto-disciplina para superá-los, elevaremos o nosso nível espiritual. Se, entretanto, uma pessoa falha em exercitar o necessário auto-controle, acaba rebaixando o seu próprio nível. Esta é a nossa tarefa diária: escalarmos cada vez mais alto, um dia após o outro.
Na vida, não existe a opção de ficarmos parados no lugar. Quando um desafio se apresenta, das duas uma: ou iremos comportar-nos de forma elevada e tirar proveito da experiência ou iremos fracassar. Aprendamos a gostar dos desafios diários que nos aparecem. Cada dificuldade é um meio para crescermos e nos elevarmos. Cada vez que controlamos um impulso negativo, crescemos como pessoas. Quando uma pessoa sobe uma escada, sente o seu progresso a cada passo. Assim se dá, também, com as nossas vitórias diárias sobre os nossos impulsos negativos. Valorizemos o nosso progresso e teremos motivação para continuar a subir.
Sempre, que virmos uma escada, façamos dela um lembrete para nos lembrarmos da escada de Yaácov, perguntando: “Neste momento, estou a subir no meu nível espiritual ou estou a descer?” Se a resposta for “estou a descer”, não desespere. Pelo contrário: fortaleça-se e comece a subir de onde estiver!