10.12.05

Expressão “Le Chaim”

Muitos leitores perguntam-me: porque as pessoas costumam gritar "Le Chaim" antes de fazer um brinde? Eis uma boa pergunta e vamos à resposta:

Qual o Significado da Expressão “Le Chaim”?

Muitos Judeus têm o costume de exclamar a expressão “Le Chaim (saúde)” quando tomam alguma bebida alcoólica. De onde vem este costume?
O Talmud (Tratado Shabat 67b) relata que certa vez Rabi Akiva fez uma festa em honra ao seu filho e a cada copo servido ele pronunciava: “Vinho e vida para os nossos Sábios, vida e vinho para os nossos Sábios e seus alunos!”
Já no Tratado Sanhedrin (página 43a), o Talmud relata que uma pessoa julgada e condenada à morte, quando ia ser executada, davam-lhe uma porção de olíbano (uma resina utilizada nos incensos) diluída em vinho, para entorpecer os seus sentidos.
Neste mesmo Tratado, à página 70a, oTalmud relata que o vinho era servido aos enlutados, segundo a orientação do versículo em Eclesiastes 31:6 (Mishlei): “Dêem bebida forte aos pobres e abandonados, e vinho aos de alma amargurada”. Nós, portanto, pronunciamos “Le Chaim (Para a Vida)” quando bebemos vinho para diferenciar o nosso acto de beber de qualquer evento triste e/ou ligado ao luto.
O Netsív de Volozhin, rabino Naftali Tsvi Yehuda Berlin (Lituânia,1817-1893), acrescenta que o significado da dupla bênção que Rabi Akiva fazia –“Vinho e vida ... vida e vinho” – era o que ele estava desejando aos seus convidados que o vinho que estava sendo servido não fosse nem como o vinho dado a um condenado antes da sua execução – “vinho e (ausência de) vida”, nem como o vinho bebido por enlutados – “(ausência de) vida e vinho”.
Que possamos sempre celebrar e brindar com “Le Chaim (Para a Vida)”!