2.2.10

Hebraico no Parlamento Alemão

Pela primeira vez ouviu-se o Hebraico, a língua oficial de Israel, no Parlamento Alemão. Quantas décadas. O Presidente Peres falou em Hebraico na data comemorativa do dia do Holocausto. No seu discurso, eu saliento estas palavras “ Isto é uma lição educativa. É o tempo da graça para as gerações mais novas, estejam onde estiverem, devem lembrarem-se e nunca esquecerem, do que aconteceu e que tenham nas suas mentes somente a Paz, a Reconciliação e o Amor.”
O Presidente Peres é neto de um Rabino Zvi Melzer, o qual foi brutalmente assassinado no Holocausto. “Ainda me lembro de o ver na estação ferroviária, da qual eu com 11 anos de idade comecei a minha viagem em direcção a Eretz Israel, disse Peres. Lembro-me das suas últimas palavras e em tom de petição/desejo da sua boca – meu rapaz, mantém-te sempre Judeu. Quando os nazis chegaram a Vishniev, a minha aldeia, ordenaram a todos os membros da comunidade a se congregarem na sinagoga e incendiaram-na de seguida, não restando sobreviventes. O Holocausto deverá perpetuar-se nas vossas mentes e na consciência da humanidade e que vos sirva de alarme, acrescentou Peres".

Apesar de algumas forças políticas e sociais e alguns governantes continuarem a alimentar o antisemitismo, racismo e ódio aos Judeus e à Nação de Israel, melhor tempo o ocupavam em prol da Paz e da reconciliação mundial.
Nunca, Nunca Mais é o nosso lema.