28.1.10

Ano novo da àrvore


No dia 30 deste mês, 15 de Shvat, festeja-se o ANO NOVO DAS ÁRVORES, em especial das Sete Espécies com que foi abençoada a Terra de Israel (trigo, cevada, uvas, romas, figos, azeitonas e tamaras).
Luria, o Ari, um dos grandes Kabalistas de Tzfat, no seu livro Licutê Torá ensina-nos sobre a relação entre as Sete Sefirot e as Sete espécies:
Trigo, Cevada, Uvas, Figos, Romãs, Azeitonas, Tâmaras

Trigo (Bondade) - O trigo é conhecido como a comida humana ". É a partir dele que preparamos o pão "que é a principal fonte de alimentação. O Trigo implica um trabalho espiritual com a nossa Alma Divina - a "Alma Superior".
Cevada (Gravidade) - A cevada noTalmud é definida como o alimento dos animais. Cevada implica um trabalho espiritual com a "Alma Animal" - a alma menor entre os Seres Humanos.
Uvas (Beleza) - Usamos as Uvas para fazer o vinho, que é considerado uma bebida alegre. As Uvas implicam trabalhar o crescimento espiritual e a Felicidade.
Figos (Victoria) - Diz-se que no Jardim do Éden, Adão e Eva se vestiram com Folhas de figueira. Os figos implicam trabalho espiritual "com a roupa da alma": o pensamento, o discurso e a acção.
Romãs (Eesplendor) - As sementes abundantes da Roma simbolizam as Mitsvot e as boas Acções que as pessoas fazem no mundo. A romã significa um trabalho espiritual no sentido de reparar o mundo - "Tikun Olam".
Azeitonas (Fundação) - As azeitonas são um fruto amargo que se torna num alimento saboroso e agradável. As azeitonas implicam o trabalho espiritual de transformar as coisas que nos parecem inúteis ou mesmo negativas em coisas boas, positivas e úteis.
Tamaras (Reino) - As Tâmaras necessitam de 70 anos para crescer. Deste modo ensinam-nos que o crescimento espiritual acontece com o investimento, o Esforço e a persistência e que são estes que nos conduzem às verdadeiras realizações.

Feliz Tu Bishvat