14.9.08

‘haver’ = amigo

Shavua Tov! O que é um amigo? Se o seu melhor amigo lhe telefonasse no meio da madrugada, dizendo que perdera o controle e matara alguém... ficaria do seu lado? Quais são os nossos limites de comprometimento com um amigo? O que faríamos se, ao invés de assassinato, fosse estupro ou um desfalque?

Se o objectivo de uma amizade é ter alguém com quem jogar ténis, então está na hora de escolhermos outro amigo. Entretanto, se for algo mais, então precisamos de ser cuidadosos ao escolhermos as nossas amizades.

A palavra em hebraico para ‘amigo’ é ‘haver’, derivada da palavra ‘hibur’, que significa ‘unido, ligado’. Um verdadeiro amigo é aquele cujo amor é incondicional, que está sempre à disposição, unido a nós. O próprio alicerce da amizade é a lealdade.

Um amigo de ‘momentos felizes’ está presente apenas quando o seu colega toma decisões sábias e acertadas. Nós não podemos perdoar um assassinato, pois simplesmente é algo errado. Entretanto, um verdadeiro amigo estará presente para apoiá-lo, repreendê-lo e ajudá-lo a trazer a sua vida de volta à normalidade.

Ninguém escolhe um cirurgião apenas porque parece ser uma pessoa simpática. Da mesma maneira, escolher um amigo é um assunto sério: os amigos influenciam as nossas vidas, o que incorre em responsabilidades também. Saibamos quais as características pessoais, que desejamos num verdadeiro amigo antes de sairmos atrás de novas amizades. Asseguremo-nos de escolher bons amigos por serem realmente bons!

O seguinte quadro ‘flutuava’ pela internet, e resolvi compartilhá-lo convosco:


O ABC DA AMIZADE

Um amigo …

Aceita-nos como somos

Beneficia-nos

Caminha ao nosso lado

Diz coisas boas a nosso respeito

Eleva o nosso espírito

Faz diferença na nossa vida

Grita quando não queremos ouvir

Honra a nossa amizade

Incentiva as nossas boas atitudes

Julga-nos pelo lado positivo

Luta por nós

Mantém-nos junto ao seu coração

Não perde as esperanças connosco

Oferece apoio

Perdoa os nossos erros

Quer o nosso bem sempre

Reconhece o nosso valor

Silencia os nossos temores

Telefona para dizer um simples ‘Olá’

Utiliza o seu bom senso ao nos aconselhar

Valoriza-nos

Xateia pouco

Zela pelo nosso bem estar

Um Amigo É um Tesouro

Um amigo é alguém em quem confiamos, quando precisamos de apoio e encorajamento; Um amigo é alguém que valorizamos, pois um amigo ajuda-nos até em pensamento; Um amigo é alguém que preenche as nossas vidas com beleza, graça e alegria; Torna o mundo em que vivemos um lugar mais agradável e cheio de harmonia.

Rosh Hashaná é o Dia do Julgamento. Porque D'us nos julga?

A vida é um assunto sério. Toda a acção tem a sua conseqüência. Se D'us não nos julgasse, não haveria justiça no mundo. Do nosso ponto de vista, ao sentirmos que estamos sendo julgados, trataremos a vida com mais seriedade. Poderemos, então, corrigir os nossos erros ao tratar com as pessoas, connosco e com o Todo-Poderoso.

Julgar implica importar-se. Se não se importa, não julgue. Encaremos o julgamento Divino

como a maior expressão do Seu amor e preocupação em relação à maneira como vivemos as nossas vidas.

Que sejamos todos inscritos no Livro da Vida!