21.6.08

Os dois espiões bíblicos...

Shavua Tov (boa semana)! Já teve a curiosidade de saber porque o Ministério do Turismo de Israel escolheu dois espiões bíblicos para o seu logotipo (http://www.tourism.gov.il/Tourism_Heb2)?
O relato dos espiões acarretou para o Povo Judeu 40 anos no deserto e que toda aquela geração não entrasse na Terra de Israel. Eis a história:
Nesta porção semanal da Torá,
Shelach, Moshe envia 12 espiões para um reconhecimento da terra de Canaã. Os espiões passam 40 dias estudando atentamente a terra e os seus habitantes. Ao voltar, dez deles fazem um relato negativo que deprimiu e desencorajou o Povo Judeu, levando-os às lágrimas. Um dos 12 espiões, chamado Calev, tentou parar a rebelião. Ele disse: "Não se preocupem".
Concerteza poderemos entrar na Terra de Israel!” Mas de nada adiantou. Os dez espiões o silenciaram aos gritos.
Os 10 espiões disseram: “Não, não conseguiremos entrar ... lá é uma terra que devora os seus habitantes!” O Povo Judeu chorou a noite toda e disseram: “Escolhamos um líder e voltemos ao Egipto!”
Yehoshua, o outro espião que não participava da revolta, falou: “O local é muito bom. Não se rebelem contra o Todo-Poderoso!” O povo preparou’se para apedrejar Yehoshua...
Então o Todo-Poderoso comunica-Se com Moshe e diz-lhe que o Povo Judeu iria vagar pelo deserto 40 anos, um ano por cada dia que os espiões passaram na terra de Canaã. E ainda mais: todos os homens acima de 20 anos de idade daquela geração foram condenados a perecer no deserto.
Somente Calev, as mulheres e os que na época do incidente estavam abaixo dos 20 anos iriam entrar em Israel.
O Povo Judeu ouve o decreto, arrepende-se profundamente por terem duvidado da capacidade de D'us em ajudá-los a vencer um inimigo mais poderoso e decidem: “Não, nós vamos entrar em Israel”.
Moshe diz-lhes: “Não, não tentem entrar. O Todo-Poderoso não está convosco. Se tentarem acabarão por serem mortos pelos Amalequitas e Canaanitas”. Apesar da advertência, um grupo resolveu seguir em frente … e foram mortos pela espada dos Amalequitas e Canaanitas.
Agora, voltemos à nossa fascinante questão: Porque razão, 3300 anos depois, o Ministério do Turismo escolheu os dois espiões carregando um enorme cacho de uvas pendurado numa vara nos seus ombros como o seu logotipo? (estes NÃO eram os dois espiões bons! Yehoshua e Calev recusaram-se a carregar as uvas).
Talvez a seguinte resposta tenha algum mérito. Às vezes, quando alguém viaja para Israel (ou qualquer outro lugar) ocorrem problemas: o avião descolou atrasado, as suas malas não chegaram, o belo hotel escolhido no catálogo é barulhento e, para concluir, a casa de banho não funciona. Então o seu guia diz-lhe: “Vou leva-lo a um lugar lindo”... mas o autocarro avaria. Retorna ao hotel para o almoço, mas infelizmente não consegue comer porque o seu estômago teve uma reacção adversa ao café da manhã. E estamos apenas no primeiro dia! (É lógico, estas são excepções... normalmente as viagens a Israel são repletas de experiências maravilhosas!)

E o que isto tem a ver com os espiões?

Quando voltar de Israel e alguém lhe perguntar: “Então, como foi a viagem a Israel?” Lembre-se dos espiões!... e mantenha a boca fechada sobre qualquer má experiência! Não fale negativamente sobre a Terra de Israel... e em qualquer outra situação, não fale negativamente dos outros também!