16.11.07

Porção Semanal: Vayetsê


Bereshit 28:10 - 32:3

Vayetsê começa com Yaacov (Jacó) a fugir de Esav (Esaú) e deixando a casa dos pais para viajar a Charan, onde ficará com o seu tio Lavan (Labão). Ao passar a noite no local onde no futuro seria o Templo Sagrado, D'us aparece a Yaacov no sonho de uma escada descendo do céu até á terra, na qual anjos sobem e descem. Do topo da escada, D'us promete a Yaacov que os seus descendentes herdarão a Terra de Israel. Na sua chegada a Charan, após rolar uma imensa pedra da boca do poço da cidade para que os pastores do lugar pudessem dar água aos rebanhos, Yaacov encontra a filha de Lavan, Rachel, e concorda em trabalhar para o seu pai por sete anos a fim de conseguir a sua mão em casamento. Quando finalmente chega a noite do casamento, Lavan engana Yaacov, substituindo Rachel pela sua filha mais velha, Lea. Após esperar uma semana, Yaacov casa-se também com Rachel, mas não antes de ser forçado a cumprir mais sete anos de trabalho. Nos anos que se seguem Rachel permanece estéril, enquanto Lea dá à luz seis filhos e uma filha, e Bilá e Zilpá (as criadas de Rachel e Lea, respectivamente) cada uma tem dois filhos de Yaacov. Finalmente Rachel tem um filho, Yossef. Yaacov torna-se muito rico durante a sua estadia com Lavan, amealhando um grande rebanho, mesmo enquanto Lavan continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos da sua permanência. Após aconselhar-se com as suas esposas, Yaacov e a família fogem de Lavan, que o persegue e o enfrenta, aborrecido por Yaacov se ter ido embora sem se despedir, e arrogantemente afirmado que Yaacov roubou os seus ídolos. Após Lavan infrutíferamente procurar os ídolos (que Rachel escondeu, sem que Yaacov soubesse, para impedir o pai de adorá-los), Yaacov e Lavan entram numa acalorada discussão. Finalmente assinam um acordo, prometendo permanecer em paz, e a porção desta semana da parasha encerra-se, quando eles se separam.

Mensagem da parasha

Durante a sua ida da casa dos seus pais em Bersheva à casa de Lavan em Charan, Yaacov acampa para passar a noite num local que mais tarde chamará de Bet El. A Torá declara que ele pegou algumas pedras, colocou-as ao redor da cabeça, e foi dormir (Bereshit 28:11). Rashi observa que as pedras serviram para proteger Yaacov dos animais selvagens, esta explicação apresenta uma dúvida: por que Yaacov não camuflou todo o seu corpo com pedras? Por que rodeou apenas a cabeça? A viagem de Yaacov de Bersheva a Charan pode ser entendida como um modelo para a jornada da vida. Que todos comecemos a nossa vida em Bersheva, um lar caloroso e acolhedor, e mais ainda, um oásis para o crescimento moral e espiritual. Chega a hora, entretanto, quando o cordão umbilical é cortado e devemos enfrentar o mundo "real" com todos os seus desafios e obstáculos. A palavra Charan está associada à palavra hebraica charon, que significa "raiva". É uma metáfora para o mundo em geral, onde o materialismo luta com a espiritualidade e "enfurece" D'us. Yaacov sabia que se envolveria em assuntos mundanos e materiais. Ele, e nós também, não temos outra escolha senão fazê-lo. Entretanto, ele resolveu proteger-se para não ficar obcecado e envolvido nestes assuntos, pois eles levam a um comportamento imoral e decadente. Yaacov desejava expor as suas mãos e pés a Charan, mas não a sua cabeça. Fisicamente ele faria tudo que fosse necessário para funcionar e mesmo ter sucesso no mundo secular, repleto de animais de todas as formas e tamanhos, mas a sua paixão e amor pela Torá e pelo desenvolvimento espiritual seria sempre preservado e cultivado.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

D’us falou a Yaácov num sonho: “E os seus descendentes serão como o pó da Terra (Bereshit 28:16)”. Pergunta: Que tipo de benção é essa ? Sabemos que todos pisam sobre o pó da Terra !
Provávelmente, D’us estava a prever para Yaácov os muitos testes e provações que o Povo Judeu iria enfrentar na sua história: os exílios, as perseguições, o confiscar de bens, a pressão para se assimilar e negar a sua herança espiritual. Entretanto, D’us também estava a comunicar a Yaácov um importante ponto de consolo e conforto: no futuro, nos dias finais da redenção, na época do Mashíach (Messias), o Povo Judeu superará aqueles que o perseguiram e sairá vitorioso, da mesma forma que no fim da sua vida, o perseguidor é enterrado e coberto pelo pó da terra.

SHABAT SHALOM