7.10.06

As 4 espécies












A mitzvá especial de movimentar as 4 espécies - Etrog (cidra), Murta, Salgueiro e Lulav (ramo de tamareira).
Do Rabino Shraga Simmons

A Torá diz:
"E tomareis para vós, no primeiro dia, o fruto da árvore formosa (Etrog), palmas de tamareiras e ramos de murta e salgueiro de ribeiras, e vos alegrareis diante do Eterno, vosso D'us por sete dias".(Levítico 23:40)
Em Sucot, juntamos todos os ramos: dois salgueiros na esquerda, uma palma de tamareira no centro, e três murtas à direita. Seguramos este ramo na nossa mão direita e então o erguemos junto com o Etrog (cidra). Em seguida, agitamos todos juntos, três vezes em cada direcção: para a frente, para a direita, para trás, para a esquerda, para cima e para baixo. (Sefaradim e Kassidim têm um costume diferente na ordem). Esta mitzvá deve ser feita durante o dia, em todos os sete dias de Sucot (com excepção de Shabat).
Antes de agitar as quatro espécies, dizemos a seguinte bênção: "Baruch ata Adonoy, Elo-heinu Melech ha'olam, asher kid'shanu bi'mitzvo-sav, vi'tzivanu al ni-tilas lulav"."Bendito sejas tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do mundo, que nos santificaste com os Teus Mandamentos e nos ordenaste tomar o Lulav".
Para a mitzvá ser válida, as quatro espécies devem apresentar certos requisitos. Por haver muitos e técnicos detalhes, não é recomendado procurar pela floresta, por conta própria, estas espécies (particularmente o Etrog, que pode facilmente ser confundido com um limão). A melhor idéia é comprar um conjunto completo de um distribuidor confiável. Provavelmente a sua livraria judaica local deve ter um "Conjunto de Quatro Espécies" com um selo rabínico certificando a sua validade.Para estar mais bem informado, aqui estão alguns requisitos básicos pelos quais procurar:

Etrog
De preferência deve estar mais amarelo do que verde. A casca não pode estar perfurada nem ter manchas. Também não deve faltar nenhuma parte da sua pele interna. A casca não pode estar mole demais, rachada, murcha ou descascada. Até um ponto preto pequeno na parte superior invalida a fruta. A sua forma deve ser, de preferência, como uma torre: larga na parte de baixo e estreita na parte de cima. Se este Etrog cresceu com um talo saliente (chamado de pitom), aquele talo não pode ser retirado bruscamente. (Porém, se o Etrog cresceu sem um pitom, é casher também).

Murta
Vai precisar de três galhos de murta. Uma murta casher tem um padrão de três folhas que saem do mesmo ponto no galho. Este padrão de três folhas deve ser repetido acima de pelo menos metade do comprimento do galho. Cada galho deve ter pelo menos 11 polegadas (29 cm). O galho não pode estar seco.

Salgueiro
Vai precisar de dois galhos de salgueiro. O talo deve estar, de preferência, vermelho. O talo deve ter pelo menos 11 polegadas (29 cm). As folhas deviam ser retangulares e não redondas na sua forma. As folhas devem ter uma extremidade lisa, não serrada.

Lulav
Olhe para o ramo no topo do Lulav e tenha a certeza de que o centro não está dividido. Ele deve estar fechado (pelo menos abaixo da metade). O topo não pode estar cortado. O ramo não pode estar seco. Deve ter ao menos 16 polegadas (39 cm). Quanto mais recto estiver o ramo, melhor.