12.8.06

Porção Semanal da Torá: Ékev

Devarim (Deuteronômio) 07:12 - 11:25

Nesta semana Moshe continua a sua explanação, garantindo ao Povo de Israel prosperidade e boa saúde caso sigam as mitsvót (mandamentos). Relembra-nos para recordarmos a nossa história e para que saibamos que podemos e devemos confiar em D'us. Entretanto , devemos ser muito cuidadosos para não nos distrairmos com o nosso sucesso material, sob risco de chegarmos a esquecer e a ignorar D'us.
Moshe nos adverte contra a idolatria (a definição de idolatria é acreditar que qualquer outra coisa além de D'us possa ter Poder) e contra a auto-suficiência (“Não diga que ‘por minhas virtudes D'us me trouxe para ocupar essa Terra’... mas por causa da maldade daqueles povos foi que D'us os expulsou perante vocês”). A Torá detalha, então, as nossas rebeliões contra D'us durante os 40 anos no deserto e a outorga das Segundas Pedras da Lei – é verdade: os 10 Mandamentos estavam gravados em pedra, não em madeira (Moshe quebrou as primeiras Pedras da Lei, contendo os Dez Mandamentos, após ver o Povo a idolatrar um Bezerro de Ouro).
A porção dessa semana dissipa uma concepção errônea muito comum. Muitas pessoas pensam que o trecho “O Homem não vive só de pão” significa que são necessários alimentos adicionais além do pão para sobrevivermos. A citação da Torá, por completo, é a seguinte: “O Homem não vive só de pão, mas de tudo que verte da boca de D'us”.
A Torá, então, responde à pergunta que todo ser humano já se fez: “O que D'us quer de Nós?” Resposta: “Somente que tenhamos consciência de D’us, para seguir pelos Seus caminhos e O amar, servindo-O com todo o nosso coração e toda a nossa alma. Devemos seguir os mandamentos e os decretos Divinos... para que todo o bem recaia sobre nós” (Devarim 10:12).


Dvar Torá:
A Torá declara: “Se vocês observarem todo este mandamento que Eu estou lhes ordenando, e cumpri-lo: amar a D'us, andar em Seus caminhos e ‘agarrar-se’ a Ele, o Todo-Poderoso irá protegê-los dos vossos inimigos, inimigos maiores e mais fortes do que vocês (Deuteronômio 11:22-23)”.
O Povo Judeu é uma entidade única. Se a mão de alguém está a doer, ele não diz: “Que diferença me faz? É apenas a minha mão”. Aquela mão é parte dele! A mesma coisa acontece connosco: se um Judeu em Israel está a sofrer, ele ou ela é parte de nós também. O Talmud ensina (Shevuot 39b): “Kol Israel Arevim Ze BaZe” – Todos os Judeus são responsáveis uns pelos outros”. No Monte Sinai, todas as nossas almas estavam juntas e comprometeram-se em responsabilizar-se umas pelas outras.
Existem dois caminhos principais que darão ao Povo Judeu e a Israel o mérito de sair destes tremendos problemas.
Primeiro: o nosso amor e preocupação pelo próximo.
Segundo: o nosso próprio nível de cumprimento dos mandamentos Divinos.
Na verdade, estes dois caminhos estão entrelaçados: se temos amor e preocupação pelo próximo, iremos rezar e pedir pelos nossos irmãos em Israel, ler os Salmos (Tehilim) por eles e aumentar o nosso nível de cumprimento das Mitsvót (mandamentos).
Que passos práticos podemos dar? Nas orações de Yom Kipur aprendemos que “Três coisas removem um mau decreto: Teshuvá (corrigir os nossos actos), Tefilá (orações) e Tsedaká (fazer caridade)”. A melhor maneira de ajudar a situação em Israel é fazermos mais Mitsvót, e em especial, o estudo da Torá.
Eis 5 coisas que podemos fazer:
1. Você tem uma Mezuzá pelo menos na porta de entrada de seu lar? (A Mezuzá, na verdade, é o pergaminho que fica dentro da caixinha que é afixada ao batente da porta. Ele precisa ser escrito por um escriba treinado e sobre um pergaminho casher). Como consta na Porção desta semana na Torá:
“Você deve colocá-las nas portas e portões da sua casa, para aumentar os seus dias e os dos seus descendentes sobre a terra que o Todo-Poderoso jurou dar aos seus antepassados”.
2. Separe uma caixinha para colocar Tsedaká: pode ser uma lata ou um copo, e coloque pelo menos uma vez ao dia uma moeda ou uma nota neste recipiente. Se tem filhos, dê-lhes uma moeda para colocar também. E quando a sua caixinha estiver cheia, envie-a para a embaixada poder manda-la para Israel, para os mais necessitados.
3. Separe 5 minutos por dia para ler um trecho da Torá na Porção semanal. Tem a internet para o ajudar.
4. Ler os Salmos ajuda tremendamente. Os Salmos 83, 121 e 130 são especialmente apropriados. Os Salmos podem ser baixados em www.artscroll.com/itehillim.html#parentsprayer.
5. Examinemos as nossas vidas, os nossos actos e comportamentos. Onde podemos melhorar? Façamos um plano!
Que o nosso esforço colectivo possa ajudar Israel!