21.4.06

Porção Semanal da Torá: Shemini

Vaikrá (Levíticus) 09:01 - 11:47
Concluídos os 7 dias de inauguração do Mishcán (o Santuário Portátil), Aharon, o Sumo- Sacerdote, traz oferendas em nome de toda a nação Judaica e em seu nome. Nadáv e Avihú, filhos de Aharon, trazem uma oferenda de incenso por iniciativa própria e são consumidos por um fogo celestial.
Os Cohanim são ordenados a não realizar seu serviço embriagados. O Serviço inaugural é completado. D’us especifica as espécies que são casher para se comer: mamíferos (aqueles que têm casco fendido e são ruminantes), peixes (aqueles com escamas e nadadeiras) e aves (as não predadoras). A porção conclui com as leis de impurificação espiritual pelo contato com carcaças de certos animais.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E os filhos de Aharon, Nadáv e Avihú, trouxeram cada um a sua caçarola com fogo, puseram incensos dentro e ofertaram ao Todo-Poderoso um fogo estranho, o qual Ele não os ordenara a trazer (Vaikrá 10:1)”. No final, Nadáv e Avihú pagaram com suas vidas por sua bem-intencionada, mas não requerida, oferenda a D’us. Que lições podemos aprender deste erro?
O comentário da Torá chamado Torát Cohanim (Sifrá), sobre a porção semanal de Acharei Mót, declara que Nadáv e Avihú erraram em não pedir a Moshe aconselhamento sobre se era apropriado trazerem seus incensos ou não. Também erraram em não consultarem um ao outro.
Existem duas lições aqui: 1) Antes de fazermos algo questionável, façamos questão de aconselharmo-nos com alguém mais velho ou mais sábio. Mesmo achando que estamos agindo corretamente, poderíamos estar deixando passar algum ponto importante ou não saber de todos os fatores envolvidos. 2) Mesmo se decidirmos tomar uma atitude que outra pessoa já tomou antes, discutamos isto com esta pessoa. Todo indivíduo tem sua própria visão da situação e suas próprias motivações. Trocar idéias pode nos trazer valiosas informações. Com outras pessoas conseguimos ser objetivos, porém não o conseguimos com nós próprios!