18.2.06

Os 10 mandamentos

Muitas pessoas frequentemente dizem-me: “Eu não cumpro as 613 mitsvót (mandamentos), mas sigo todos os 10 Mandamentos!” O problema mais comum é que se lhes perguntamos, dificilmente conseguem enumerar os 10 e é difícil cumprir um mandamento sem saber qual é. Então, como prestacção de serviço público, trago a vocês a relação:

Quais são os 10 Mandamentos e porque são importantes?

O Judaísmo iniciou-se quando D’us reuniu toda a nação Israelita, aproximadamente 3 milhões de pessoas, ao pé do Monte Sinai e proclamou os 10 Mandamentos. Um elo permanente forjou-se entre o Todo-Poderoso e o Povo Judeu.
Os 10 Mandamentos são uma introdução aos outros 603 mandamentos. Eles formam a base moral e os princípios básicos e essenciais para a sobrevivência do Povo Judeu, tanto religiosa como eticamente. Embora os 10 Mandamentos sejam de importância fundamental, todos os 613 mandamentos foram dados por D’us e são essenciais ao Judaísmo.
Como o Rabino Aryeh Kaplan Zt”l (Estados Unidos, 1934-1983) escreveu em seu monumental “Handbook of Jewish Thought” - Manual do Pensamento Judaico (disponível em www.eichlers.com/details.cfm?Group_ID=6&Product_ID=417), os primeiros 5 Mandamentos tratam primariamente dos fundamentos de nossa religião: a crença em D’us, a negação da idolatria, o respeito pelo nome de D’us, o Shabat como celebração da Criação e o mandamento de honrar os pais para garantir a sobrevivência das tradições. Os segundos 5 Mandamentos tratam das bases morais de nossa sociedade: o respeito pela vida, o recato e a propriedade, a busca da justiça e o controle dos impulsos de cobiça.


Os 10 Mandamentos

I. Eu sou o Et-rno, seu D’us, que os tirou da terra do Egipto, da escravidão.
II. Não tenham outros deuses além de Mim. Não representem (estes deuses) através de estátuas ou imagens, de nada que esteja no céu, na terra, nas águas ou debaixo da terra. Não se prostre a eles nem os cultue, pois Eu sou o Et-rno, seu D’us, D’us zeloso. Em relação aos Meus inimigos, recordarei o pecado dos pais para os filhos, até a sua terceira e quarta gerações. Mas para aqueles que Me amam e seguem os Meus Mandamentos, Eu demonstrarei amor por milhares de gerações.
III. Não jure em nome de D’us em vão. D ’us não permitirá que alguém utilize o Seu nome em vão e saia impune.
IV. Lembre-se do Shabat para santificá-lo. Seis dias vocês trabalharão e farão as suas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat para D’us. Não faça nada que constitua trabalho: você, o seu filho, a sua filha, o seu servo, a sua serva, o seu animal e os peregrinos que estiverem nas suas cidades, porque em seis dias D’us criou os céus e a terra, o mar e tudo o que está dentro dele, e no sétimo dia descansou. Portanto, D’us abençoou o dia do Shabat e o santificou.
V. Honre o seu pai e a sua mãe, para que tenha vida longa na terra que o Criador está dando a você.
VI. Não matarás.
VII. Não cometa adultério.
VIII. Não roube.
IX. Não testemunhe falsamente contra o seu semelhante.
X. Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a esposa dele, o seu servo, a sua serva, o seu boi, o seu burro ou qualquer coisa que seja dele.