25.12.05

Ranucá

Olá! Recebi um e-mail muito curioso no outro dia. Nele estava escrito o seguinte: “Já foi dito que todo o Judeu pensa estar num nível perfeito de espiritualidade e observância religiosa. Qualquer um mais religioso ou observante é um fanático e qualquer um menos religioso é um descrente. Entretanto, talvez sob o descontentamento e até a descrença de que qualquer outra pessoa possa ter a inteligência para ser do nosso nível, existe amor e carinho em relação ao restante da ‘tribo’”. Peculiar, não?
Mas vamos ao grande acontecimento do mês: Ranuca! A festividade inicia-se ao anoitecer deste domingo, 25 de dezembro. Na semana passada eu fiz-lhe a seguinte pergunta sobre o milagre de Ranuca: Se foi encontrado no Templo de Jerusalém azeite suficiente para queimar na Menorá por apenas um dia e acabou por durar oito dias, então o milagre foi, na realidade, somente pelos 7 dias adicionais de luz. Por que, então, celebramos Ranuca por oito dias e não por sete?
Eis algumas respostas, mencionadas no livro “Book of Our Heritage”, escrito por Eliahu Kitov, disponível em http://www.eichlers.com/details.cfm?Group_ID=288&Product_ID=3489:
(1) O azeite foi dividido em 8 porções para durar pelos oito dias necessários à produção de um novo azeite. Até que um novo azeite fosse produzido, a Menorá seria acesa apenas por alguns instantes (a duração daquela pequena porção) a cada noite. Milagrosamente, a pequena porção de azeite queimou o dia inteiro. Portanto, cada um dos 8 dias foi um milagre.
(2) Todo o frasco de azeite foi esvaziado nos recipientes da Menorá, mas após terem queimado a noite inteira, pela manhã constatou-se que os recipientes ainda estavam cheios. Portanto, a cada dia ocorreu um milagre.
(3) O próprio facto dos nossos ancestrais não terem desistido de acender o candelabro no primeiro dia, apesar de saberem que não poderiam mais acendê-la até que um novo azeite fosse produzido, o que levaria 8 dias, também foi um milagre. É o optimismo que permitiu ao Povo Judeu sobreviver por todas as gerações e resistir a todos os exílios!
É fascinante o facto de que a maioria das coisas que a civilização ocidental estima – desporto, artes, música – provêm da influencia helenística. Ranuca não foi uma batalha nacionalista por independência política. Foi uma guerra por valores. Já imaginaram o que o mundo perderia se os Judeus não tivessem derrotado os gregos?
Por exemplo: todos os valores que estimamos e valorizamos para uma sociedade ideal vieram da Torá: (a) Respeito pela Vida, (b) Paz Mundial, (c) Justiça e Igualdade, (d) Educação Universal e acessível a todos, (e) Valores Familiares, (f) Responsabilidade Social, etc. Se está intrigado, observe o nosso mini filme sobre Ranuca em http://www.aish.com/a/chanukah.asp.
Outra novidade neste fim de ano: Não seria agradável podermos proporcionar alegria às vidas daqueles que ainda não têm o amor e a apreciação pela nossa herança espiritual? Mas surge a eterna questão: Como compartilhar a beleza do Judaísmo com os outros sem ‘assustá-los’ ou, pior ainda, afastá-los? Bem, além de inscrevê-los para receber o Meór HaShabat Semanal, agora existe um meio fácil, simpático e infalível no site www.ProjectInspireOnline.com.
Eis alguns trechos do que está neste site:
“O Projecto Inspire foi criado para unificar o Povo Judeu através de actividades mensais ou bimestrais, voltadas a compartilhar a riqueza e a sabedoria da nossa herança de maneira simples e inspiradora. Os nossos esforços serão, com a ajuda de D'us, as sementes para infundir luz, amor e inspiração para todo o Povo Judeu”.
Existem 2 opções:
Opção 1: Durante o ano (até Rosh HaShana) iremos prover (mensalmente ou bimestralmente) materiais super-interessantes para ajudá-lo(a) a inspirar os seus amigos e familiares. Aí estão incluídos: cestas de presentes relativas às festas Judaicas, filmes curtos via Internet, livros, CDs, artigos premiados do site do Aish Hatorá e muito mais.
Opção 2: Você poderá aprender mensalmente uma nova ideia que lhe capacitará a compartilhar os mais interessantes conceitos do Judaísmo com os seus amigos e familiares. No início de cada mês, você receberá um e-mail com um vídeo de 15 minutos (em inglês) com palestras dos nossos educadores de nível internacional, bem como um breve esboço do seu conteúdo. Ouça e compartilhe com amigos, familiares e colegas!
Esta é uma grande oportunidade de ‘estender uma mão’ e proporcionar alegria e conteúdo à vida dos demais. Experimente e desfrute!