22.12.05

Porção Semanal da Torá

Vaieshev (Genesis) 37:01 - 40:23

Esta porção semanal inclui quatro histórias:
1) A venda de Yossef (José) pelo seus irmãos, que no final levou Yossef a se tornar o segundo na hierarquia egípcia, salvando toda a população daquela época da fome;
2) A indiscrição de Yehuda com Tamar;
3) A tentativa de sedução de Yossef pela esposa de Potifár, que acabou causando a prisão de Yossef;
4) Yossef interpreta os sonhos dos seus companheiros de cela, um responsável pelos vinhos e o outro pela padaria do palácio real.

Dvar Torá: baseado no livro Living Each Day, do Rabino Dr. Avraham Twersky
O grande Sábio Hilel ensinou que na primeira noite de Ranuca nós acendemos uma vela e a cada noite sucessiva acrescentamos mais uma vela, até que na oitava noite temos oito velas acesas.
Por que Hilel prescreveu este método para comemorarmos os oito dias de Hánuca? Não seria algo mais belo e impressionante se acendessemos oito velas a cada noite?
Entretanto, ele quis ensinar-nos duas lições muito importantes:
1.O facto de acendermos uma vela a mais a cada noite nos relembra que precisamos sempre esforçar-nos para crescer e aumentar a nossa espiritualidade. A vida espiritual seria como se fosse uma escada: ou a pessoa se aprimora e sobe ou acaba descendo.
2.Ao acendermos uma vela a mais por noite e não tudo de uma vez, aprendemos que é um equivoco querer agarrar muita coisa e muito rapidamente. Voltamos ao exemplo da escada: Crescer espiritualmente é como subir uma escada: se tentarmos subir muitos degraus num passo só, provavelmente cairemos. É por este motivo que aumentamos as velas de Ranuca diariamente, para nos lembrar que o esforço para subir deve ser regular e constante!