23.11.05

Religião Judaica ou Universal?

A Torah foi revelada pública e abertamente e em lugar que não tem dono. Se houvesse sido revelada em Israel, as nações do mundo poderiam dizer – Não temos qualquer parte nela” - Por este motivo foi revelada no deserto, pública e aberta e em lugar que não tem dono, para estar disponível a todos” MEKHILTA, BAHODESH 1.


Para começar a estabelecer os parâmetros de uma crença, temos que acreditar na pessoa ou no livro que defende a determinada crença e de modo geral os cristãos e os muçulmanos acreditam que a Torah foi revelada a Moisés no Sinai, e junto com os judeus formam o que é popularmente chamado de “Religiões da Bíblia”.
Partindo do facto, de que as 3 grandes religiões crêem em um só D-us e crêem na revelação da Torah no Sinai, então as discórdias são posteriores e por infinitos motivos que não vamos discutir no momento, o ponto central é tentar responder: qual é a religião verdadeira? Eu sempre costumo dizer que a religião verdadeira é a minha, como a sua religião verdadeira é a sua, mas do ponto de vista teológico todos concordam que a primeira revelação foi a Torah. Seria ela só para os Judeus? Os sábios judeus no Talmud respondem a esta pergunta com a seguinte afirmação: “A Torah foi revelada pública e abertamente e em lugar que não tem dono. Se houvesse sido revelada em Israel, as nações do mundo poderiam dizer – Não temos qualquer parte nela” - Por este motivo foi revelada no deserto, pública e aberta e em lugar que não tem dono, para estar disponível a todos” MEKHILTA, BAHODESH 1.
Se a Torah é pública e para todos, então todos devem seguí-la e tê-la como livro sagrado, o que a grande maioria não sabe é que na Torah, D-us fez dois grandes pactos, o Primeiro com Noé e os seus filhos (humanidade), o Segundo com Abraão e os seus filhos através de Isaque. Nenhum desses pactos é superior ou mais honroso que o outro, os dois são igualmente sagrados. Os Pacto de Noé e de Abraão foram ratificados no Sinai, com a revelação a Moisés.
Segundo a crença Judaica ninguém precisa ser judeu para se “salvar”, entenda por salvar-se estar no reino eterno de D-us após a ressurreição dos mortos e qualquer homem que pratica a “Verdadeira Religião” terá o seu lugar garantido. Assim, a verdadeira religião é a da Torah seja ela para judeus ou para as nações. E o que diz a Torah para as nações? D-us revelou a Noé o seu pacto santo com sete leis, que apesar de sua simplicidade é a base de toda a religião monoteísta, são elas:

1. Crer em D-us
Todas as pessoas devem reconhecer que existe apenas um D-us, e que Ele é o Criador Infinito de todas as coisas e seres. Não se deve acreditar em outros deuses ou duvidar da existência do Criador. Somado a este mandamento estão o acto de orar e o estudo da religião.

2. Não Blasfemar contra D-us
Mesmo que muitas pessoas estejam confusas, com raiva ou frustradas, elas não devem cometer blasfémias, tal como desrespeitar D-us ou a sua religião. Aqueles que cometem atrocidades em nome de D-us estão cometendo um grande desrespeito ao Criador.

3. Não Assassinar
A humanidade originou-se de um único homem, Adão. A Torah revela que o homem foi criado à imagem de D-us, e sendo assim, o respeito ao Criador se estende à sua principal criação – os seres humanos, o inverso deste mandamento também se aplica: matar alguém é considerado o mais terrível dos feitos, ao passo que salvar uma vida é o acto mais venerado.

4. Respeitar o Matrimónio
O casamento e a formação de uma família são o berço da sociedade humana e da sua existência. O amor entre um homem e uma mulher, e entre uma família são considerados sagrados. Qualquer pessoa que cometa adultério ou alguma imoralidade sexual como o incesto, está cometendo pecados contra o homem e contra D-us.

5. Não Roubar
Incluído neste mandamento está a obrigação de ser honesto, e não cometer furtos, traições ou mentiras. Os seres humanos devem ser justos e correctos uns com os outros, tanto profissional como pessoalmente.

6. Não Causar Sofrimento a outros Seres Vivos
Apesar da Torah permitir que o homem consuma carne, ela o proíbe de causar qualquer dor desnecessária aos animais. Todo o ser humano está proibido de consumir a carne de qualquer ser ainda vivo. É terminantemente proibido torturar animais ou matá-los sem um motivo justo. É claro que isto se estende aos seres humanos. As pessoas estão proibidas de torturar, ferir ou humilhar umas às outras.

7. Estabelecer Leis e Impor e Praticar Justiça
A sociedade humana somente pode funcionar de uma forma moral e correcta se esta for organizada e justa. Os seres humanos devem estabelecer leis civis e impô-las por meio de tribunais de justiça. Os males da sociedade – violência, crime, mau-comportamento, injustiça ou pobreza – devem ser rectificados. Os seres humanos estão proibidos de ignorar leis civis e recorrer à justiça Divina para corrigir os erros das suas sociedades.
Após um estudo atento dessas leis devemos pensar - devem os homens abandonar a sua religião para agradar a D-us? Obviamente não, a religião é boa e todas devem ser respeitadas, e devemos ter um carinho especial aos discípulos de Jesus e de Maomé, pois sem estes dois homens todo o mundo estaria numa obscura idolatria e a vida dos filhos de Abraão, aqueles do segundo pacto seria impossível. Segundo a crença judaica alguns pontos nessas religiões ainda devem ser “corrigidos” como a idolatria por parte dos cristãos, ou actos praticados por grupos que se dizem muçulmanos. Mas o que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa. Quanto aos judeus? Cabe o papel de guardiões da Torah, para que nada seja alterado e a verdade se espalhe pelo mundo - não são os judeus uma nação sacerdotal?

Shalom !
Davi Lozada