21.11.05

Papa quer não cristãos convertidos

By Reuters

ROMA – O líder de um grupo católico ultra-tradicionalista, que se zangou com o Vaticano, afirmou ontem, de que o Papa Benedicto deveria dizer aos Judeus e às demais religiões não cristãs, que se convertam ao Catolicismo, porque são parte “de falsos sistemas”.
O padre Franz Schmidberger, um funcionário de topo da Sociedade de Santo Pius X (SSPX), pediu também ao Papa para anular excomunhões impostas, porque o seu fundador, o arcebispo francês Lefebvre, ordenou bispos sem permissão.
O SSPX rejeita as reformas do Segundo Conselho de Vaticano. Mantém-se fiel à velha tradição latina e opõe-se ao reconhecimento de outras religiões, particularmente não-cristãs.
“As outras religiões, como estas, são falsos sistemas”, disse Schmidberger, que é o braço direito do actual líder dos tradicionalistas, o Bispo Bernard Fellay.
“Em vez de levarem os seus membros ao Senhor Jesus Cristo, ao baptismo e à confissão de fé na sua divindade, abstém-se disto e como tal, nós consideramo-los como religiões muito perigosas”, disse numa conferência de imprensa onde apresentou a biografia de Lefebvre.
“S. Pedro, o 1º Papa, pregou aos Judeus e disse-lhes que, “se vocês quiserem ser salvos terão de fazer três coisas: arrependimento dos pecados e conversão, acreditarem no senhor Jesus Cristo e, em terceiro, serem baptizados”, disse Schmidberger.
Nós esperamos, que todos os Papas, que reclamem ser sucessor de S. Pedro deverão tomar a mesma posição, quando em reuniões com líderes de outras religiões e comunicar-lhes as mesmas três razões”.
Fellay e Schmidberger tiveram reuniões com Benedicto em Agosto último. Mas enquanto Benedict compartilha o interesse do SSPX para algumas partes das tradição católicas e encorajou o uso mais alargado do latim na Igreja, ele jurou no entanto, continuar no diálogo com outras religiões começado pelo seu antecessor João Paulo. Benedict encontrou-se com Judeus, Protestantes e Muçulmanos. Em agosto ele visitou uma sinagoga na sua Alemanha nativa.