21.11.05

Judeus Marranos

A palavra “marrano” representava os judeus portugueses que foram convertidos à força para a religião cristã no final do século XV, em Portugal. Actualmente, o termo também é usado para definir os descendentes desses judeus, muitos dos quais se esqueceram de suas origens. “Cristão-novo” é outro termo em que o judeu convertido ao cristianismo é conhecido. É um fato desconhecido que muitos indivíduos oriundos da Península Ibérica e Brasileiros de famílias Portuguesas têm nas suas origens genealógicas ascendência judaica.

HISTÓRIA CONCISA DOS SEPHARDIM- MARRANOS JUDEUS
Quando as Legiões romanas invadiram a terra de Israel, a maioria da população Judia foi enviado ao exilo por todo o Império romano. Muitos foram enviados para a península Ibéria. A área tornou-se conhecida como SEPHARD, palavra hebraica que significa "longe". Os JUDEUS em ESPANHA e PORTUGAL tornaram-se nos SEPHARDIM ou SEPHARDI, e tudo associado com os SEPHARDIM incluindo nomes, costumes, genealogia e ritos religiosos, veio a ser conhecido como o ritual SEPHARDIC. Os nomes dos Judeus Sephardic são na maioria dos casos de derivação hebraica. Um número menor foram compostos de prenomes e de localidades geográficas, muitas vezes devido ao resultado da conversão forçada.

A nação Judia na Ibéria, numerava aproximadamente 750.000 no ano 1492. Todos os Judeus foram banidos de Espanha por decreto real de Ferdinando e Isabel ( a Avó do Ferdinando era Judia, de acordo com a lei Judaica torna Ferdinando em Judeu) , os judeus de Portugal, foram banidos por decreto real vários anos mais tarde. Promessas de alívio, protecção contra os decretos de exílio, restauração dos direitos civis foram feitas aos judeus que permanecessem e convertessem ao catolicismo. Estes conversos foram chamados CONVERSOS ou MARRANOS (conversos ou porcos em espanhol) e ANUSIM (forçados em hebraico). Alguns dentro da população Judia converteram só de nome, outros converteram por escolha. Todos os judeus, que deixaram o país com as suas crenças religiosas íntegras, e aqueles que foram convertidos são descritos como SEPHARDIM ou a herança dos SEPHARDIC.

Muitos dos SEPHARDIM de Espanha partiram depois de converterem porque a vida como um "novo cristão" ou Marrano não foi como prometido. Leis de "Sangue Limpo" foram estabelecidas para negar o "novo cristão" os mesmos direitos civis que o "cristão velho". A população convertida que permaneceu sobre a influência espanhola ou controle português não podia reverter abertamente ao judaísmo por temor dos castigos que eram infligidos pela inquisição. Os castigos para retornar ou adesão Judaica secreta variavam de humilhação a morte por fogo. Muitos Ibérios hoje praticam costumes Judeus sem saberem a sua fonte.

Os nomes alistados neste website www.sephardim.com foram identificados como Sephardic através de registos religiosos, civis e autores dignos de crédito. Estes nomes foram usados por espanhóis e judeus portugueses e também mais tarde pelos judeus conversos. Alguns nomes não existem mais na sua forma velha. Embora este artigo não seja uma tese em patronímicos, alguns nomes, tal como ABRAVANEL são inconfundivelmente de origem hebraica. Outros nomes, tal como YAHIA DE IBN, aparecem ser de origem Arábica. Outros nomes tais como CASTRO e FRANCO parecem ser de origem hispânica, a vasta maioria destes nomes pertenciam a judeus no tempo da expulsão. Durante a conversão forçada nomes de cristãos foram designados a judeus, tal como DE SEVILLA e MARIA DE SANTA. Muitos destes nomes eram os nomes de família dos "patrocinadores" cristãos.


Muitos nomes foram mudados no curso de migrações de um país a outro, tal como Pena a Penha. Outros nomes incorporaram um prefixo tal como D', Da, De , ou Faz, com o sobrenome, de modo que D'Avila podia ser soletrado DAVILA. Outros nomes podiam ser alistados com ou sem o prefixo. Por exemplo, d' ANDRADE, ANDRADE de da , de ANDRADE, podem ser alistados como ANDRADE ou ANDRADE 'D.

Alguns indivíduos insistem que todos nomes acabando em ez em Espanha e es (querendo dizer filho de ) em outra parte, denota herança de Sephardic. Isto pode ou não ser o caso.Nem todos os indivíduos suportando estes nomes serão SEPHARDIM, nem de origem SEPHARDIC, nem são eles Judeus secretos.