13.2.11

Serra da Estrela em Israel



Integrada na Feira Mediterrânea, a região de Turismo da Serra da Estrela esteve representada nesta iniciativa em TelAviv, Israel.
Foi agradável poder ver um stand Português divulgando aquela tão bonita região.
Conversando com Paulo Rodrigues, foi interessante poder ouvir e observar o enorme esforço dispendido, aliado a uma convicção e perseverança, por parte de toda uma equipa ligada à divulgação das rotas judaicas daquela região e dos judeus sefaraditas.
É o segundo ano de divulgação em território Israelita, que a região de Turismo da Serra da Estrela promove em TelAviv.
Como o faz a Região de Turismo da Serra da Estrela, pergunto eu, porque as outras não apostam?

3.2.11

Fotos de Israel – Um País a visitar (7)












Asquelon

Ashkelon (אַשְׁקְלוֹן‎ em hebraico) é uma cidade do Distrito Sul de Israel, situada ao norte da Faixa de Gaza na costa mediterrânea, a 64 km ao sul de Tel-Aviv.
O local foi o maior e mais antigo porto marítimo de Canaã, e posteriormente, uma das "cinco cidades" (Pentápolis) dos filisteus. Escavações arqueológicas iniciadas em 1985, chefiadas por Lawrence Stager, da Universidade de Harvard, revelaram um sítio com aproximadamente 15 m de entulho acumulado de períodos sucessivos: cananeu, filisteu, Israelita, fenício, iraniano, helenístico, romano, bizantino, islâmico e dos cruzados.
Nas camadas antigas estão túmulos em poço do período pré-fenício cananeu. A cidade foi originalmente construída em arenito e possui um bom lençol freático. Foi uma cidade relativamente grande com cerca 15 000 pessoas vivendo dentro de seus muros. Ascalão foi uma próspera cidade da Idade do Bronze média (2000-1550 a.C.) de mais de 607 000 m², com estradas e o mais antigo portal em arco do mundo. As escavações na parte norte demonstram que na Idade do Bronze média (1700-1550 a.C.) as portas e fortificações foram reconstruídas quatro vezes num período de 150 anos, o que demonstra a grande turbulência social no período.
A chegada dos filisteus pôs fim ao período cananeu na cidade. Durante a dominação filisteia, tornou a ser uma das cinco cidades em que o território filisteu era dividido (Pentápolis). Textos cuneiformes deixam claro de que foi uma cidade filisteia durante a maior parte da Idade do Ferro (1200-586 a.C.).
No século VIII a.C. a cidade foi controlada pelos assírios e posteriormente pelos egípcios. Já em 604 a.C. foi destruída por Nabucodonosor, sendo reconstruída oitenta anos depois. Durante o período persa, a cidade pertenceu aos fenícios.
Quando Alexandre, o Grande conquistou a região, em 332 a.C., asquelon passou a ser parte do seu império. Assim, os ptolomeus a governaram até 198 a.C., passando, então, ao controle dos selêucidas.
Durante o período macabeu, Asquelon recebeu Jonatas triunfalmente; este evitou a destruição da cidade (ver I Macabeus 10:86-87; 11:60). A partir daí, manteve a sua autonomia, inclusive durante o período romano (37 a.C. - 324). E esta autonomia foi referendada pelos romanos, durante a revolta judaica de 70, pela neutralidade da cidade durante o conflito.

1.2.11

Fotos de Israel – Um País a visitar (6)









Ashdod

Ashdod ou Asdod (também Asdode; em hebraico: אשדוד) é a quinta maior cidade de Israel, localizada no distrito Sul, com aproximadamente 200.000 habitantes.
Possui o maior porto do país, recebendo navios mercantes e também cruzeiros.
O rio Lahish cruza a cidade e deságua no mar, junto às praias de areias brancas de Ashdod. A cidade também possui à beira-mar um sítio arqueológico importante.
Na Bíblia, Ashdod era uma das cinco cidades dos filisteus.