20.4.09

Dia do Holocausto


Comemora-se amanhã, dia 21 de Abril (27 de Nisan) o dia do Holocausto.

Yom Hashoa, ou o Dia da Lembrança do Holocausto, é um dia reservado para nos relembrar as cerca de seis milhões de vítimas judaicas durante aquele bárbaro período nazista. Hoje é o Irão, que utiliza a mesma linguagem usada pelos nazis. Em Israel, é um feriado nacional.

Yom Hashoa foi iniciado em 1959, através de uma lei assinada pelo então Primeiro-Ministro israelita, David Ben-Gurion e o presidente israelita Yitzhak Ben-Zvi. A proposta original era comemorá-lo a 14 de Nisan, o aniversário do insurreição no gueto de Varsóvia (19 de abril de 1943), mas esta foi problemática. O dia 14 de Nisan é o imediatamente antes do início da Páscoa. Assim, a data foi transferida para o dia 27 de Nisan, que é oito dias antes do Yom Ha ' atzma'ut, ou Dia da Independência de Israel.

O programa inclui o canto do hino israelita (Hatikva), Ani Ma'amin - uma canção que se pensa ser cantada pelos judeus em Varsóvia, Lodz, Bialystock e como eles foram levados para a morte. É baseado em Maimonide "Treze Artigos de Fé". K'eyl Maley Rachamim - Oração para a partida também é cantada. O Kaddish também é recitado em memória dos seis milhões de vidas inocentes que foram perdidas. O programa encerra tradicionalmente com o canto de (Zog Nit Keynmol) - uma canção do Gueto.

Velas acesas fazem também parte do programa comemorativo. Seis velas são acesas em memória dos seis milhões de euros e uma outra em honra dos virtuosos, os não-judeus que arriscaram as suas vidas para salvar a vida dos seus amigos ou vizinhos judeus.