18.3.09

Porção Semanal da Torá: Pekudêi


Shemót (Êxodus) 38:21 - 40:38

Esta Porção Semanal descreve a contabilidade de todos os materiais trazidos para a construção do Mishcán, bem como os detalhes para a confecção das vestimentas dos Cohanim. O Tabernáculo (uma das traduções de Mishcán) é completado; Moshe examina todos os seus componentes e dá a sua aprovação para a qualidade e precisão da construção; D’us manda erigir o Tabernáculo, ele é posto de pé e os seus diversos utensílios são colocados nos seus locais apropriados.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Após a conclusão da construção do Mishcán (o Santuário portátil), a Torá declara: “Moshe viu todo o trabalho e constatou que fizeram exactamente como D'us ordenou .. e Moshe os abençoou (Shemót 39:43)”. O que podemos aprender do facto de o versículo especificar que ‘Moshe os abençoou’?
O Rabino Zalman Sorotzkin esteve certa vez numa cerimónia de inauguração de uma instituição à qual um rabino dedicou uma enorme quantidade de tempo e energia para completá-la. Ao discursar, o rabino elogiou e abençoou os doadores cujas contribuições tornaram esta instituição realidade.
O rabino Sorotzkin foi o orador seguinte e falou: “Na verdade, os doadores deveriam ser aqueles a louvar e abençoar o rabino, pois foram os esforços dele que permitiram a eles terem o mérito de contribuir para esta causa tão importante. Entretanto, o rabino seguiu os passos de Moshe. Depois de receber o relatório de tudo o que foi doado ao Mishcán, Moshe abençoou todos os que participaram com doações e contribuições. Porém, eles é que deveriam ter abençoado Moshe pela oportunidade que ele lhes proporcionou”. E continuou: “O mesmo é verdadeiro para quando uma pessoa rica ajuda um carente. Nesta transacção, o rico ganha mais do que o pobre, uma vez que ao ajudá-lo está adquirindo méritos espirituais. Curiosamente, o que normalmente ocorre? O recebedor expressa maior agradecimento ao doador do que o contrário”.
Quando alguém se aproxima de nós pedindo uma contribuição para uma causa valiosa, devemos reconhecer que ele está a fazer-nos um favor ao nos dar a oportunidade de contribuir. Este é um importante conceito para as pessoas que trabalham com colecta de fundos. Elas precisam de estar conscientes que estão a fazer um acto de bondade para com os doadores e ao mesmo tempo, precisam demonstrar o seu agradecimento ao doador. E caso os doadores – ou possíveis doadores – não tenham respeito ou apreço por aquele que está a pedir (presumindo-se que o pedido foi feito de uma maneira cordial e apropriada), este doador em potencial necessita examinar o seu próprio carácter e a sua escala de valores.

Shabat Shalom