11.3.09

Podem os Judeus viver na Europa?


Para a falta de confiança, Israel é a solução e não outro problema.

É difícil de acreditar, que uma vez mais esta pergunta volte a repetir-se. Após 70 anos, amargamente volta a aparecer. Haverá lugar para a manutenção dos judeus na Europa? Os judeus podem orgulhosamente viverem em comunidade, em 2009, no mesmo continente que deixou terríveis memórias? A resposta, á luz dos últimos acontecimentos, parece-me, que se vai tornando cada vez mais complicado.
Um judeu já tem dificuldades de se vestir com artigos de fabrico judeu, nas visitas a instituições judaicas são acompanhados por agentes da autoridade, isto é, a sua liberdade de movimentos ou de vida, começou a ficar restringida devido á constante falta de segurança temendo sempre pela sua vida.
Entretanto, aqueles, que se se assimilaram ou a sociedade os assimilou continuarão a viver até, que se confrontem com situações desagradáveis como acontece com os outros judeus, quer seja no trabalho, na escola ou noutras situações do dia a dia.
Nestes últimos meses tenho falado com várias comunidades judaicas da Europa incluindo as da Turquia, de França e da Inglaterra e isto antes da Operação militar em Gaza. Durante a minha deslocação por esses países, eu vi com os meus próprios olhos a miserável existência Judia. Sim, escondem a Magen David e as vestimentas que as denunciem como pessoas judias, mas também as suas instituições são autênticos fortes, como guetos, na verdade, além de terem experimentado de uma maneira ou de outra a pressão anti-semítica. Assim, concluo, que se pode dizer, que existe presença Judia, mas constrangida, amedrontada e submissa.
Sentem-se seguras nos Países onde residem? Não.
O antisemitismo é um fenómeno europeu com milhões de muçulmanos invadindo o continente. Os muçulmanos aproveitam-se do conflito, que mantém com Israel e os judeus para poderem reforçar a sua posição no continente. Manobram a imprensa pelo poder económico, trabalham as imagens fotográficas e lançam campanhas falsas via internet e tudo isto para angariarem a opinião pública mundial a seu favor e assim, prosseguirem a sua campanha contra os Judeus e o Estado de Israel. E o certo, é que alguns resultados conseguiram, porque actos anti-semíticos proliferaram por esta Europa. A situação de crise global tem sido de uma maneira geral, explorada pelos muçulmanos para colocarem os europeus contra os Judeus, mas também contra bancos de investimento. O deputado Sul-Africano dos Negócios Estrangeiros teve este desabafo infeliz “O dinheiro Judeu governa o mundo”, quando verificamos, que em todo o mundo há perdas diárias de fundos financeiros. Como se pode constatar, esta não é a verdade, mas sim mais uma tentativa de denegrir a imagem dos Judeus. Israel também atravessa uma situação de crise como qualquer outro País.
A tendência em perdas é uma realidade em todo o mundo e Israel ou o Judeu tem qualquer culpa. No entanto, Israel é a ferramenta segura usada para os seus objectivos. Israel é o que os Judeus eram no passado. Que tristeza, sempre Israel e os Judeus a pagarem a factura dos outros como no passado.
Quando vemos na Turquia ou em Itália, estabelecimentos de proprietários judeus a serem rotulados e descriminados (são judeus = não se compra, boicota-se) perguntamos: que futuro terão as crianças dos 750.000 judeus na Europa? Trabalha-se num País, que nos vê como estrangeiros e isto por sermos Judeus, apesar de a maioria ter nascido em solo europeu. E eu pergunto: Aonde está a democracia política, os direitos humanos, a liberdade religiosa, a liberdade pessoal, etc.? Na Península Ibérica – Espanha e Portugal, aonde a inquisição ( uma instituição criada pela Igreja Católica no século 15 ) tanta barbaridade perpetrou contra os judeus, essa pressão é subtilmente seguida por algum sector católico, membros de uma conhecida seita em pleno século 21. Que pensar disto tudo?
Após a 2ª Guerra Mundial ajudámos na construção de Países ricos, mas agora, podemos observar, que até na Suécia, uma manifestação pacífica e legal de Judeus em favor do Estado de Israel foi proibida, devido ao medo das autoridades suecas, da violência muçulmana no País. Que tipo de futuro teremos, nós os judeus, neste continente, que se tem vindo a tornar mais islamizado?
Hoje temos um País - ISRAEL
Que diferença existe entre 1939 e 2009? Hoje, contrariamente ao nosso passado, os Judeus têm uma Nação, um País de sucesso e de uma relativa saúde económica estável, que está muito próxima dos standards europeus. O per-capita bruto interno em Inglaterra foi em Dezembro de 2008, de $39.000 e o nosso, em Israel de $29.000.
Deixa o continente europeu cheio de anti-semitismo e vem para Israel. Nós precisamos de ti. As pessoas financeiramente saudáveis ajudarão Israel a explodir economicamente e acabarão com o sonho da vitória dos árabes israelitas pela demografia. Quando chegares a Israel, verificarás, que este País se situa entre os 10 mais ricos do mundo e com um ritmo de vida diferente, mais saudável e de oportunidades.
Regressa á tua verdadeira casa. Porque te deixares ser humilhado com a classificação de cidadão de segunda? Porque tens medo de dizeres ou mostrares, que és judeu? Porque és atacado em estações de metro ou noutro qualquer lugar, só pelo facto de seres judeu?
Isto é a grande diferença. Regressa não só por Israel, mas também pela tua condição de pessoa judia e do futuro das tuas crianças.
A população de Judeus em Israel sempre aumentou nestes períodos de perseguição contra nós, além disso, também é o do objectivo do Sionismo. Israel é a CASA para os judeus perseguidos, em todo o mundo.
Assim, ao contrário do que se fala pela imprensa mundial acerca de Israel como o problema, na verdade é exactamente o contrário - Israel é a solução para nós, Judeus da Europa.