23.3.09

El Al levará Papa de regresso a Roma


El Al transportará o Papa Benedito XVI e a sua equipa da Terra Santa de regresso a Roma, no dia 15 de Maio, após a sua visita histórica á Jordânia, áreas Palestinas e Israel.

O voo especial sairá do aeroporto de Ben-Gurion em direcção a Roma, num Boeing 777 identificado com o logo do Vaticano.

Benedito visitará a região de 8 a 15 de Maio, sendo a sua primeira paragem e visita á Jordânia. A Israel chegará no dia 11 de Maio.

Em Israel, o Pontífice visitará o Muro Ocidental ou das Lamentações, a Dome of the Rock em Jerusalém, bem como o local de nascimento de Jesus na localidade de Belém – Nazaré e o local de baptismos no rio Jordão, de acordo com a tradição cristã, o local onde Jesus foi baptizado. Fará uma missa na Galileia e vai despender o seu ultimo dia rezando em vários locais santos em Jerusalém.

O Papa deverá ser acompanhado por 30 clérigos e 70 jornalistas.

"A companhia aérea Israelita El Al está orgulhosa por ter sido escolhida como meio de transporte aéreo nesta visita histórica desta comitiva, no seu regresso a Roma", disse Haim Romano, director-geral da El Al.

“Estamos a preparer tudo o necessário para os peregrinos poderem seguir esta visita do Papa e assim também poderem deslocar-se a Israel, acrecentou Romano”.

A El Al e a sua subsidiária Sun D'or em conjunto com o Ministério do turismo utilizarão esta visita para atraírem peregrinos Católicos de todo o Mundo, particularmente da América do Sul. A El Al tem voos directos para e do Brasil, em Maio.

Entretanto, Mordechay Lewy, clarificou documentalmente, que a visita do Papa ao Muro Ocidental ou das Lamentações, terás mesmos procedimentos que foi aplicado, aquando da visita ao mesmo local em 2000, pelo anterior Papa.

“Israel respeitará os símbolos religiosos do Santo Padre e a sua comitiva de acordo com as regras de hospitalidade e dignidade", acrescentou. "Isto foi confirmado por fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Jerusalém, na pessoa do Rabino Shmuel Rabinovitch, responsável pelos assuntos religiosos do Muro Ocidental ou das Lamentações”.