30.12.05

Porção Semanal da Torá

Mikêts Bereshit (Gênesis) 41:01 - 44:17

O Faraó sonha com vacas e com espigas e exige que alguém interprete os seus sonhos. O encarregado dos vinhos do palácio relembra do dom de Yossef (José) em interpretar sonhos. Trazem da prisão até à presença do Faraó. O Faraó reconhece a verdade na interpretação feita por Yossef (de que haveria sete anos de fartura, seguidos por sete anos de fome) e o promove ao posto de segundo-homem no comando de todo o país, com a missão e a permissão de preparar o país para enfrentar o período de fome.
Dez dos irmãos de Yossef vêm ao Egipto comprar comida. Ele os reconhece, mas não é reconhecido. Yossef acusa-os de serem espiões e os coloca numa série de situações para que trouxessem o seu irmão mais novo, Benjamim, ao Egipto. Porém, quando Benjamim vem, Yossef acusa-o de ter roubado a sua taça de vinho mais especial. Quer saber o porquê? Na semana que vem ... o grande desfecho!


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá relata o sonho que o Faraó teve: “Vejam: do Nilo saíram sete vacas, de aparência boa, saudáveis e que foram pastar no campo” (Bereshit 41:2). O que quer dizer que as vacas tinham ‘aparência boa’?
Rashi, o grande comentarista da Torá (França, século XII), explica-nos que a boa aparência refere-se a uma característica dos anos de fartura, onde as pessoas olham com ‘olhos positivos’ para os demais e não têm inveja umas das outras.
Esta idéia que Rashi veio ensinar-nos é muito importante para termos alegria na vida. Quando uma pessoa permite que as coisas que o outro tem roubem a sua própria felicidade, ela frequentemente sofrerá. Entretanto, ao aprendermos a apreciar ao máximo aquilo que temos, ficaremos tão cheios de bons sentimentos que não nos incomodaremos com o que qualquer outro tenha.
Quanto mais focarmos nas coisas boas que temos nas nossas vidas, menos nos fará diferença aquilo que o outro possa ter. Ao conseguirmos especializar-nos nesta característica de sentir alegria com o que temos, toda a nossa vida será uma vida de fartura!